Novidades da versão 10.5A-11 | Novembro 2025

Mantenha-se atualizado sobre as novidades de cada módulo do sistema Domínio, lançadas em Novembro de 2025.
 
    

 Reforma Tributária
 
1. Novo utilitário para incluir em lote os impostos '183-IBS' e '184-CBS' nos acumuladores.
Antes, a inclusão do IBS e do CBS precisava ser feita manualmente no cadastro de cada acumulador, um a um. Agora é possível utilizar a nova funcionalidade no menu Utilitários > Alterar Acumuladores, que permite adicionar esses mesmos impostos, em lote, a múltiplos acumuladores de uma só vez. 
 
2. Criada vigência em 01/2026 para início do período teste da Reforma Tributária.
Com essa liberação, não será necessário o usuário acessar empresas individualmente e incluir os impostos '183-IBS' e '184-CBS' nos parâmetros, para as empresas não optantes pelo Simples Nacional, será criada uma vigência de forma automática em 01/2026, com estes impostos.
 
3. Liberados campos para NBS nas rotinas de cadastros, movimentos, relatórios e utilitários.
Anteriormente, o sistema não possuía um campo específico para informar o Código NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços), sendo assim, as demais rotinas do sistema não contemplavam essa informação. Com esta liberação, foi criado o campo 'Código NBS' no cadastro dos Produtos, que é demonstrado também nas telas dos lançamentos fiscais, além das novas opções de filtro e alteração em lote utilizando o NBS nos utilitários de alteração de produtos e atualização dos impostos no cadastro de produtos conforme NCM/CEST e NBS.
 
4. Liberada opção no simulador da reforma tributária para informar quais CFOPs de entrada não devem gerar crédito no cálculo.
Antes, o sistema utilizava uma lista interna e fixa de CFOPs para desconsiderar automaticamente certas aquisições do cálculo de crédito de IVA (CBS e IBS). Agora, no Simulador de Cálculo da Reforma Tributária, você encontra a opção '[x] Não calcular crédito de IVA nas aquisições conforme CFOPs', que permite, através do botão '[...]', definir uma lista personalizada de CFOPs de entrada que não devem gerar crédito no cálculo. 
 
Veja outras alterações da Reforma Tributária:
 
• Alterado simulador da reforma tributária para informar múltiplos percentuais de redução de alíquota conforme atividades. 
• Liberada opção para considerar os impostos retidos a compensar nos tributos atuais no simulador da reforma tributária.
 
Lembrando que para utilizar as funcionalidades do módulo Reforma Tributária, como Simulador, Planejamento, TRIA e Treinamentos, é necessário ativar o módulo até 30/11/2025 para garantir o benefício de custo zero enquanto for cliente da Domínio. Para ativar, acesse: Como ativar o módulo Reforma Tributária?

Confira as principais atualizações da Folha de Pagamento:
 
1. Emissão da guia do FGTS Digital com Crédito do Trabalhador pelo Domínio
Agora é possível emitir, pelo sistema Domínio, a guia referente às parcelas de empréstimo do tipo Crédito do Trabalhador, junto ou separada da guia de FGTS Digital – Mensal, tanto de forma manual quanto por meio de Rotinas Automáticas. 
 
2. Seleção de motivos de afastamentos pagos pela empresa para Intermitente
Alterado sistema para permitir selecionar quais motivos de afastamentos serão pagos pela empresa, incluindo o motivo 'Acidente de trabalho' na listagem, quando se tratar de empregados com vínculo 'celetista intermitente'. 
 
3. Relatório de Encargos da Empresa com percentual GILRAT
Agora é possível, por meio da nova opção do relatório de encargos da Empresa, identificar qual percentual de GILRAT foi aplicado para cada colaborador, facilitando a conferência de eventuais diferenças de INSS RAT (FAP x Acidente de Trabalho). 
 
Veja outras alterações da Folha de Pagamento:
 
• Foi incluída uma opção nos parâmetros para que o salário família não seja calculado quando o empregado horista variável não possuir cálculo na competência. 
• Foram alteradas a natureza das rubricas de férias padrão do sistema para "1015 - Adiantamento de Férias", para ficar de acordo com o eSocial. 
• Foi implementada a opção de gerar o número de lote de forma sequencial entre Matriz e Filial no arquivo do 'Crédito em conta'. 
• O sistema foi atualizado para gerar a guia do FGTS Digital mensal considerando as alterações do Portal do FGTS Digital.
• Houve um aumento no número de caracteres das mensagens da tela 'Advertências' do Painel de Validados do eSocial.

Confira as principais atualizações da Escrita Fiscal e Importação Padrão:
 
1. Liberada transmissão imediata da DCTFWeb para MIT sem movimento.
Ao enviar o MIT para um período sem movimento pela opção 'Site Receita', o sistema acessava o e-CAC e apenas encerrava a apuração, sem transmitir automaticamente. Com essa liberação, na janela do MIT, você encontra a opção '[x] Efetuar a transmissão imediata da DCTFWeb'. Ao marcar essa opção, o sistema acessa o e-CAC e seleciona automaticamente 'Transmissão Imediata' , realizando o fechamento automático na DCTFWeb. 
 
2. Criada opção para informar quando a empresa recebe recursos vinculados a associações desportivas, de empresas do exterior, não sujeita à inscrição no CNPJ na EFD REINF.
Antes, na tela de lançamento de Recebimento de recursos de Associações Desportivas, não era possível informar que o recurso foi repassado por uma empresa domiciliada no exterior sem CNPJ, o que impedia a geração das tags 'recEmprExt' e 'nmEmprExt' no evento R-2030 da EFD-Reinf. Agora, nessa mesma tela, foi criada a opção '[x] A empresa que repassou recursos é domiciliada no exterior e não sujeita à inscrição no CNPJ' e o campo 'Nome da empresa', permitindo registrar essa informação para a correta geração das tags no arquivo.
 
3. Alterações Estaduais da Escrita Fiscal.
 
Ceará
• Alterado cálculo do '08-DIFALI' para considerar base dupla e a forma de busca do ICMS de origem conforme regime do fornecedor. 
 
Distrito Federal
• Implementado cálculo de restituição do ICMS ST conforme artigos 329 e 330 do Decreto 18.955/1997. 
 
Espírito Santo
• Liberado geração do registro E115 de Valores Declaratórios de ICMS no SPED Fiscal. 
 
Maranhão
• Implementado cálculo do ICMS monofásico de combustíveis conforme Convênio ICMS 199/2022 e o 15/2023. 
 
Mato Grosso
• Ajustado os registros gerados no SPED Fiscal para ICMS ST/AT conforme código definido no acumulador. 
 
Mato Grosso do Sul
• Incluso novos códigos de ajuste de 'Outras deduções' na tela de Outros Impostos Lançados. 
 
Minas Gerais
• Criada opção para definir se os lançamentos com CFOPs '1-653', '2-653' ou '3-653' serão gerados no DAPI como compras ou uso e consumo. 
 
Pará
• Implementando crédito presumido nas operações com produtos de cesta básica.
 
Paraná
• Alterado para gerar o ajuste PR000040 no SPED Fiscal para ICMS de Importação do Ativo Imobilizado. 
• Criado campo 'Valor contábil' na guia Patrimônio dos acumuladores para considerar esse campo dos documentos com CFOP 5-932 e 6-932 para cálculo do coeficiente de ICMS. 
 
Rio de Janeiro
• Alterado cálculo do '56-FECOP SI' para considerar a mesma base de cálculo dos impostos '09-SUBTRI' e '31-ICMS ST/AT'. 
• Liberado a soma do IPI na base de cálculo dos impostos '45-ICMSI' e '82-FECP-II'. 
 
Rio Grande do Sul
• Ajustado o cálculo do imposto '27-ICMSA' para considera o campo 'Valor Imposto' dos lançamentos de devolução de compra para Simples Nacional. 
 
Santa Catarina
• Alterado cálculo do crédito presumido de café para estornar retorno de remessa. 
• Implementado crédito presumido para estabelecimentos abatedores de ovino. 
• Atualizada tabela com códigos 'cbenef' para o Registro E115 de Valores Declaratórios do SPED Fiscal. 
 
Sergipe
• Liberado lançamento de NF-e para transferência de débitos/créditos entre matriz e filial. 
 
São Paulo
• Alterado para gerar o Registro E113 quando houver o E111 com ajuste 'SP000214', referente a Outros Impostos Lançados.
• Criada opção para que a dedução de retorno de remessa das entradas seja opcional no cálculo do Crédito Outorgado de Empresas Têxteis. 
 
Paraná, São Paulo e Santa Catarina
• Alterado a forma de gerar a GIA ST para que o valor do imposto '57-FCP ST' não seja somado aos campos referente ao ICMS ST para notas com cliente do RS. 
 
Veja outras alterações da Escrita Fiscal:
 
• Liberado para incluir até 12 caracteres na guia 'Saldo Inicial' nos Parâmetros para PIS e COFINS. 
 
Veja outras alterações da Importação Padrão:
 
• Liberada importar do código NBS pela importação NFS-e Abrasf, Padrão Nacional e API.
• Liberado importar impostos IBS e CBS pela importação NFS-e Abrasf Arquivo XML e API.

Confira as principais atualizações da Contabilidade:
 
1. Criado opção para desconsiderar todos os zeramentos do ano de emissão do Balancete.
Antes, somente era possível desconsiderar os lançamentos de zeramento do período informado na tela de emissão do balancete. Agora, foi adicionada a opção 'Desconsiderar todos os zeramentos no ano de emissão'. Assim, é possível emitir relatórios desconsiderando todos os lançamentos de zeramento feitos durante o ano, e não apenas no período selecionado.
 
2. Liberado exportação do Balancete em Excel sem mesclar células.
Ao exportar o relatório Balanço Patrimonial ou Balancete para Excel, o sistema gerava o arquivo com células mescladas, o que dificultava a manipulação de dados. Agora, após a liberação, a exportação do arquivo Excel foi ajustado para ser gerado com a menor quantidade de mescla de células, utilizando um espaçamento progressivo na coluna 'Descrição da conta', o que facilita o uso de filtros e fórmulas. 
 
3. Criada opção para emitir valores negativos entre parênteses no relatório 'Comparativo de Movimento'.
Antes, ao emitir o relatório Comparativo de Movimento, os saldos das contas que estavam com natureza diferente da definida nos parâmetros eram exibidos com a indicação 'D' para débito ou 'C' para crédito. Agora, foi criada a opção '[x] Emitir valores negativos entre parênteses' tanto na janela do relatório em 'Relatórios > Acompanhamentos > Comparativo de Movimento' quanto na guia 'Outros > Comparativo de Movimento' dentro dos 'Livros Contábeis', permitindo que, ao ser marcada, esses valores sejam impressos entre parênteses e sem a indicação de débito ou crédito. 
 
Veja outras alterações da Contabilidade:
 
• Ajustado a emissão do balancete para demonstrar os valores negativos entre parênteses no resumo final do relatório. 
• Atualizado SPED ECF conforme manual e orientação de 29/09/2025.
• Atualizado plano referencial do Banco Central, conforme IN BCB nº 671 de 01/10/2025 e 674 de 10/10/2025.

Confira a principal atualização de Honorários:
 
1. Liberado cálculo do IBS e do CBS em período teste (2026) no Módulo Honorários.
Agora você pode configurar a empresa para que os eventos sejam faturados, os valores calculados sobre esse faturamento e os impostos apresentados na nota fiscal. É importante destacar que no ano de 2026 inicia o período de teste do IBS e CBS, sem a necessidade de recolhimento dos impostos. 
 
Veja outras alterações de Honorários:
 
• MG - Liberada emissão de NFS-e para o município de Monsenhor Paulo.
• MG - Liberada emissão de NFS-e para o município de Pouso Alegre.
• RS - Liberada emissão de NFS-e para o município de Vera Cruz.
 
1. Integre as solicitações de serviços e tarefas de fluxo com o Contábil
Com essa liberação, a integração com contábil passa a considerar todos os tipos de tarefas, incluindo as de fluxo e solicitações de serviço, e caso um documento recebido encontre mais de uma tarefa para o mesmo cliente e competência, ele ficará pendente no menu 'Status de integração', no quadro 'Tarefas Encontradas', para que o usuário defina manualmente a qual tarefa o arquivo pertence.
 
2. Alteração no Nome do Escritório
Com esta atualização, é possível alterar o nome do escritório diretamente no cadastro da empresa no Domínio Processos, através do caminho Configure > Dados da empresa > Perfil.
 
Importante! Esta alteração será aplicada apenas no Domínio Processos. No sistema Domínio e ONVIO, as informações permanecerão inalteradas.
 
Caso sejam publicados documentos após a alteração, o sistema continuará a integrar a empresa normalmente, e os e-mails enviados terão o novo nome do escritório na assinatura de e-mail.

1
2
3
4

Marcar todos como lidos