Novidades da versão 10.5A-08 | Agosto 2025

Mantenha-se atualizado sobre as novidades de cada módulo do sistema Domínio, lançadas em Agosto de 2025.
 
     

 Módulo Reforma Tributária
 
Apresentamos o Módulo Reforma Tributária da Domínio: um pacote completo com Simulador, Planejador Tributário, TRIA (nossa IA de apoio) e Treinamentos. Tudo o que você precisa para decidir agora e executar a transição com segurança até 2033.
 
Ative o módulo até 30/11/2025 e tenha, de forma permanente, mensalidade ZERO, enquanto o contrato do produto principal estiver ativo. Antecipe-se, planeje com precisão e garanta o benefício sem custo extra.
 
 
Conheça os recursos do novo módulo:
 
 Planejador Tributário : defina, com base em dados, entre Lucro Real, Presumido e Simples, já considerando as regras da reforma a partir de 2027;
 Simulador da Reforma Tributária: compare quanto se paga hoje versus quanto se pagará no novo sistema tributário;
 TRIA (IA): tire dúvidas em tempo real e acelere sua compreensão das mudanças;
 Treinamentos: cursos práticos que explicam ponto a ponto a nova legislação;

Confira as principais atualizações da Folha de Pagamento:
 
1. Agora é possível identificar facilmente a Remuneração Disponível do empréstimo crédito do trabalhador
Foi criada a base de cálculo no menu 'Utilitários > Consulta > Recibos' referente ao empréstimo do crédito do trabalhador, para facilitar a conferência das rubricas consideradas para composição da Remuneração Disponível, para aplicar o percentual de 35%. O novo campo será exibido para cálculos de folha mensal e rescisória realizados após a atualização do sistema para a versão 10.5A-08. 
 
2. Liberado o Demonstrativo PIS Folha e PIS eSocial
Agora você tem um relatório que compara os valores de PIS calculados pelo sistema e pelo eSocial, para ajudar na conferência dos valores de PIS sobre Folha. 
Além disso, no relatório de Retorno do eSocial - Analítico INSS, você também consegue visualizar as informações do PIS. 
 
Veja outras alterações da Folha de Pagamento:
 
• Criada opção para calcular as horas noturnas sobre as horas contratuais mensais para empregado que trabalha integralmente em jornada noturna. 
• É possível fazer uma alteração salarial não retroativa e independentemente da data informada, considere nos eventos S-2206/S-2306 a data de efeito o primeiro dia trabalhado na competência da alteração. 
• Agora é possível selecionar quais débitos de impostos serão compensados através da DCOMP na tela de 'Apuração de Tributos Federais'. 
• Alterado sistema para passar a gerar os valores de rendimentos, no comprovante de rendimentos, para autônomos de condomínio, mesmo que não possua retenção de IRRF.
• Alterado comportamento do sistema relacionado ao preenchimento do campo 'Participante' do módulo contabilidade, levando em consideração o CPF do colaborador quando realizado o lançamento da integração contábil por colaborador para empresas que geram LCDPR.
• Agora é possível utilizar a configuração de 'Agente Público' para empresas com natureza jurídica 106-6, 110-4, 114-7, 121-0, 126-0, 127-9 e 201-1.

Confira as principais atualizações da Escrita Fiscal e Importação Padrão:
 
1. Liberada seleção de Débitos para Compensação via DCOMP na Apuração de Tributos Federais.
Agora é possível selecionar quais tributos serão compensados e a ordem de compensação na janela de apuração de Tributos Federais, botão DCOMP. Antes, não era possível indicar o tributo compensado, o que poderia gerar divergências em relação ao que era apresentado na DCTFWeb. 
 
2. Agora é possível importar o valor de ICMS Recuperável na tela 'Saldo Final do Produto', através da importação SPED Fiscal.
Antes, o preenchimento do ICMS Recuperável era feito manualmente nos produtos, com essa atualização o sistema importa essa informação, buscando o valor do ICMS (Campo 04 - Registro H020), multiplicado pela quantidade (Campo 04 - Registro H010).
 
3. Alterações Estaduais da Escrita Fiscal.
 
Amapá
• Alterado a forma de busca da Base de Cálculo do '08-DIFALI' conforme Art. 16 da Lei Nº 400/1997. 
 
Mato Grosso
• Alterado para considerar o ajuste 'MT71110001' no Registro C197 do SPED Fiscal, quando houver entrada da mercadoria, e o destinatário realizar o recolhimento do imposto '31-ICMS ST/AT' de forma solidária.
 
Paraná
• Implementado cálculo do ICMS sobre Estoque de Mercadorias Excluídas da Substituição Tributária.
 
Rio Grande do Sul
• Liberado lançamento de crédito extemporâneo de ICMS, gerando o Registro E111 com ajuste 'RS021414'.
• Alterado sistema para gerar o Registro C197 com ajuste 'RS10001506' referente ao estorno de débito de ICMS por destaque indevido.
• Liberado ajuste 'RS10001606' no Registro C197 do SPED Fiscal, para lançamento do crédito de ICMS sobre estoque no desenquadramento do Simples Nacional.
 
Santa Catarina
• Ajustado cálculo do Crédito Presumido de Transportes para Notas Complementares.
• Atualização códigos cBenef conforme Circular SEF/DIAT nº 08/2025 e Tabelas SPED Fiscal.
• Liberado o cálculo do '32-FUNDOSOCIAL' sobre compras de empresas do Simples Nacional referentes ao imobilizado Indústria SN 7%, conforme Anexo 2, Art. 15, §25, incisos II e III.
 
São Paulo
• Incluído os códigos 'SP129705' e 'SP129706' nos lançamentos de ajuste de ressarcimento de Substituição Tributária.
 
Veja outras alterações da Escrita Fiscal:
 
ES - Atualizada importação SEFAZ conforme nova estrutura do site.
• MA - Atualizado o código de ajuste gerado no Registro E111 do SPED Fiscal para 'MA020048', nas empresas com Crédito Presumido indústria e agroindústria - Lei Nº 10.690/2017. 
• MG - Atualizado sistema para gerar o Registro E113 quando houver débitos de ICMS Antecipado. 
• SP - Atualizado escrituração do Crédito Outorgado Produto Têxtil para gerar o ajuste 'SP010313' no Registro E111 do SPED Fiscal.
 
Veja outras alterações da Importação Padrão:
 
• Liberado importação de CT-e Simplificado via WebService SEFAZ (RS e SC). 

Confira as principais atualizações da Contabilidade:
 
1. Emita relatórios contábeis pelas Rotinas Automáticas.
Agora você pode programar rotinas de emissão para Balanço, Balancete e DRE, salvando em 'PDF' de forma automática. Com isso, você ganha mais uma opção para automatizar tarefas diárias, definindo o melhor período para geração. 
 
2. Liberado detalhamento das contas por centro de custos no Balanço.
Agora é possível emitir o Balanço detalhando os centros de custos conforme as contas contábeis analíticas. Para isso, marque a opção 'Detalhar as contas por centro de custos' na guia Imprimir. O Balanço será gerado com o detalhamento por centro, facilitando a identificação de custos. 
 
3. Alterado para que a definição do identificador do plano de contas para o SPED ECD e ECF seja nos Parâmetros.
Com essa alteração, será possível definir o identificador do Plano de Contas (Código, Classificação ou Classificação sem pontos) em um único campo nos Parâmetros da empresa. Assim, o sistema passará a considerar automaticamente o mesmo identificador, evitando erros na validação dos informativos por divergência de informações.
 
Veja outras alterações da Contabilidade:
 
• Criado campo para buscar contas que tiveram o código ou classificação alteradas em relação ao plano de conta do ano anterior no botão Outros Dados do SPED Contábil.
• Liberado exibição de Saldo Anterior no Balanço e Balancete com Plano Referencial Bacen em 2025.
• Criado campo 'Valor IRRF' no lançamento para o Carne Leão.

Confira as principais atualizações de Honorários:
 
1. Liberado gerar NFS-e nas Rotinas Automáticas.
Agora você pode programar uma rotina para emissão das NFS-e (RPS) para um horário alternativo, automatizando esse processo no Domínio. Você pode ainda salvar em PDF e enviar por e-mail ou via Portal do Cliente.
 
Veja outras alterações da Contabilidade:
 
• MT - Liberado a emissão de NFS-e para o município de Paranatinga.
• RJ - Liberado a emissão de NFS-e para o município de Cabo Frio.

1. Nova opção nos Grupos para avaliar quais membros já leram a mensagem.
Quando uma mensagem é enviada em um grupo, pode acontecer de ela não ser entregue imediatamente a todos os membros. Ao ocorrer essa situação, será apresentado o ícone , ao clicar nele, é possível verificar quais membros do grupo já leram a mensagem, para quais ela foi entregue e para quais ainda não foi entregue, seja por falha no envio ou porque o membro está desconectado da internet, por exemplo. 

1. Novas Opções de Permissões para Funcionários
Além de copiar configurações de outro funcionário, agora é possível definir se o funcionário pode anexar documentos não reconhecidos na tarefa ou pelo Express. 
 
2. Exportação de Documentos em Lote 
Agora é possível selecionar e baixar vários documentos de uma vez para o computador. 
 

1
2
3
4

Marcar todos como lidos