1º - Cadastro de Empresa e Parametrização | Área Iniciantes da Escrita Fiscal

Esperamos que com esta primeira solução da área de Iniciantes do Fiscal você adquira os conhecimentos necessários relacionados a como cadastrar empresas no Módulo Escrita Fiscal e realizar suas principais parametrizações no sistema. É importante que as empresas sejam configuradas de acordo com o regime para que na apuração o resultado obtido não tenha divergência.
 
1º - Cadastro da empresa
 
  Inicie pelo cadastro do contador, que é um campo obrigatório e que poderá ser utilizado em informativos futuros, como o EFD-Reinf. Além do mais, no momento de cadastrar a empresa, o contador responsável deverá ser vinculado.
 
  No cadastro da empresa você deverá preencher as informações de acordo com o cartão CNPJ, especificando suas atividades, cadastrando seu responsável legal, entre outros.
 
  Na guia Certificado Digital, você informará o Certificado da empresa para o envio de informações a EFD-Reinf.
 
 
2º - Parâmetros da empresa
 
Com a empresa cadastrada, nos Parâmetros serão configurados o Regime da empresa informando os impostos que ela calcula, forma de cálculo e demais opções para a apuração do Fiscal.
 
Antes de configurar, entenda que no Sistema Domínio existe a Vigência, que possibilita com que o sistema se comporte de acordo com a regra informada na competência e ao existir uma nova vigência será possível definir um novo comportamento sem interferir no anterior.
 
Informando a vigência, faça o cadastro conforme o regime da empresa.
 
 
Simples Nacional:
  Caso haja produtos Monofásico nos lançamentos da empresa do Simples, pode acessar a seguinte solução:
 
 
Lucro Presumido:
  Para empresas do Lucro Presumido é possível selecionar a forma de cálculo dela, veja a especificação de cada uma:
 
  Se a empresa possua a situação de ser exclusiva pretadora de serviços ou de revenda de veículos, configure também:
 
Lucro Real:
  Em empresas do Lucro Real, apenas é possível selecionar a forma de cálculo Completa. Acesse a solução que se enquandre na empresa.
 
  Empresa com Filiais, pode configurar junto aos parâmetros:
 
  Caso a empresa sofra alguma alteração em seu cadastro, é possível alterá-los no sistema.
 
  Para cadastrar mais de uma empresa com o mesmo perfil não é necessário realizar a parametrização novamente. Basta utilizar a opção de Perfis de Empresas para que sejam criadas Empresas Modelos do Escritório através de uma base padrão, das diversas formas de tributação e ramos de atividades.
 
 Pronto! Agora, sua empresa já encontra-se cadastrada e parametrizada no Módulo Escrita Fiscal. Para seguir com os demais cadastros da área de Iniciantes do Fiscal, acesse a solução relacionada.
 
As empresas do Lucro Real, apenas é possível selecionar a forma de cálculo Completa. Acesse a solução que se enquandre na empresa.

null

Marcar todos como lidos