Bem vindo as Soluções Domínio da Thomson Reuters!
Nessa solução iremos demonstrar os primeiros passos no módulo Contabilidade. Você será direcionado a como cadastrar uma empresa, como parametrizar essa empresa, e como ter um plano de contas.
Neste primeiro módulo destinado aos iniciantes em escrita fiscal, nosso objetivo é que você adquira os conhecimentos essenciais para cadastrar empresas e realizar as principais parametrizações no Módulo Escrita Fiscal. É crucial configurar as empresas corretamente, de acordo com o regime tributário, para garantir que não haja divergências nos resultados da apuração.
1º Cadastro da Empresa
Inicie cadastrando o contador, que é um requisito obrigatório e útil para futuras obrigações, como o EFD-Reinf. Ao cadastrar a empresa, vincule o contador responsável.
Depois, no cadastro da empresa, preencha ou importe da RFB as informações conforme constam no cartão CNPJ, incluindo as atividades da empresa, o responsável legal, entre outros detalhes.
Você precisa decidir qual certificado digital será usado para o envio de informações, se o da empresa ou o do contador. Após essa escolha, registre o certificado digital selecionado na guia "Certificado Digital" no cadastro da empresa ou do contador. Esse registro é necessário para o envio de informações ao EFD-Reinf, entre outros.
Se você utiliza o Domínio Web, as configurações de certificado serão um pouco diferentes. Veja a dica a seguir:
2º Parâmetros da Empresa
Com a empresa cadastrada, podemos prosseguir com a parametrização dela, permitindo o uso das funcionalidades do módulo Contabilidade.
Você pode importar a configuração de parâmetros de outra empresa do sistema. Caso não exista nenhuma empresa configurada, é possível importar de uma das empresas exemplo inclusas no sistema. Acesse o link abaixo para aprender como realizar a importação dos parâmetros de outra empresa:
Se a empresa for obrigada apenas ao uso do livro caixa, consulte a solução no link abaixo:
Uma configuração crucial é a definição da natureza das contas contábeis. Você pode aprender como fazer isso no link abaixo. No entanto, essa configuração só deve ser realizada após o cadastro do plano de contas. Caso ainda não tenha cadastrado as contas contábeis, prossiga até o cadastro das contas e retorne para configurar as naturezas posteriormente:
O sistema permite a contabilização por Centro de Custo. Se desejar utilizar essa funcionalidade, acesse a solução no link abaixo:
Se a empresa que está sendo configurada for uma Sociedade em Conta de Participação (SCP), você pode controlar a contabilidade específica para SCP. Para isso, acesse a solução no link abaixo:
Se a empresa possuir Matriz e Filial, consulte como configurar no link abaixo:
3º Plano de contas e Balanço de Abertura
Quando se trata do cadastro do plano de contas, você tem algumas opções disponíveis. Veja abaixo algumas delas e escolha a que considerar mais adequada.
Você pode importar o plano de contas de outra empresa existente no sistema. Caso não haja nenhuma com plano de contas, é possível importar de uma das empresas exemplo que acompanham o sistema.
O plano de contas também pode ser importado através do SPED ECD ou SPED ECF. Veja mais informações abaixo:
Também é possível realizar o cadastro manualmente. Abaixo, demonstramos como cadastrar manualmente as contas e históricos:
Para finalizar, se a empresa que você cadastrou e configurou foi transferida de outro escritório, ou seja, já existia anteriormente, será necessário incluir o saldo inicial das contas contábeis. Para isso, você precisará do Balanço de Abertura:
Com isso, concluímos os primeiros passos. Acesse as soluções relacionadas para continuar os primeiros passos do módulo de Contabilidade.