1º Passo Iniciantes na Contabilidade | Cadastro de Empresa, Parametrização e Plano de Contas

Bem vindo as Soluções Domínio da Thomson Reuters!
 
Nessa solução iremos demonstrar os primeiros passos no módulo Contabilidade. Você será direcionado a como cadastrar uma empresa, como parametrizar essa empresa, e como ter um plano de contas.
 
CADASTRO DA EMPRESA
No cadastro da empresa você deverá preencher as informações de acordo com o cartão CNPJ, especificando suas atividades, cadastrando seu responsável legal, entre outros. Segue um link abaixo que demonstra o passo a passo para cadastrar uma empresa:
 
Para fazer o cadastro da empresa, você vai precisar ter um contador cadastrado, então se tiver dúvidas sobre como cadastrar um contador, acesse o link abaixo:
 
É muito importante que você já configure o certificado digital da empresa nesse momento, pois será necessário para envio do e-Social e EFD Reinf por exemplo:
 
Caso após cadastrar a empresa você precise alterar alguma informação, fique sabendo que o sistema possui um controle de alterações. Para saber mais acessa o link abaixo:
 
 
PARÂMETROS
Com a empresa cadastrada, podemos seguir com a parametrização da mesma, para que seja possível utilizar as funcionalidades do módulo Contabilidade.
 
Você terá a possibilidade de importar a mesma configuração de parâmetros de uma outra empresa do sistema, e se não tiver nenhuma outra empresa configurada ainda, poderá importar de uma das empresas exemplo que vem no sistema. Veja no link abaixo como fazer a importação dos parâmetros de outra empresa:
 
Caso a empresa esteja obrigada apenas ao livro caixa, acesse a solução abaixo:
 
Uma das principais configurações que deve ser feita, é a definição da natureza das contas contábeis. Segue abaixo um link que demonstra como fazer essa configuração, mas lembre que essa configuração deve ser feita somente após já ter o plano de contas cadastrado. Então se ainda não tem as contas contábeis cadastradas, passe para o próximo passo e depois retorne para a configuração das naturezas:

O sistema também possui comportamento de contabilizar por Centro de Custo. Se deseja utilizar essa funcionalidade acesse a solução abaixo:
Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo?

Se a empresa que você está configurando possui SCP - Sociedade em Conta de Participação, você poderá controlar a contabilidade por SCP. Para isso acesse a solução abaixo:
 
Caso a empresa tenha Matriz e Filial, veja como configurar acessando o link abaixo:
 
 
PLANO DE CONTAS e BALANÇO DE ABERTURA
Você terá algumas possibilidades quando falamos do cadastro do plano de contas, veja abaixo algumas delas e utilize a que achar melhor.
 
Você poderá importar o plano de contas de uma outra empresa que já existe no sistema, e se não tiver nenhuma outra empresa com plano de contas ainda, poderá importar de uma das empresas exemplo que vem no sistema.
 
O plano de contas também pode ser importado por meio do SPED ECD ou SPED ECF, veja abaixo:
 
Também será possível cadastrar manualmente, abaixo demonstramos como cadastrar manualmente as contas e históricos:
 
E para concluir, se a empresa que você cadastrou e configurou veio de outro escritório, ou seja, já existia antes de vir para o seu escritório, você vai precisar incluir o saldo inicial das contas contábeis, para isso será necessário o Balanço de Abertura:
 
 
Com isso concluímos esses primeiros passos, acesse as soluções relacionadas para seguir com a utilização do módulo Contabilidade.

null

Marcar todos como lidos