Como importar Plano de Contas pelo arquivo do SPED Contábil e ECF?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

Disponibilizamos em anexo um conjunto de dados que possibilita a importação do cadastro das contas contábeis via arquivo SPED Contábil ou SPED ECF.
 
Importante!
  • Somente deve ser realizada a importação uma ÚNICA vez e somente se a empresa ainda não tiver plano de contas cadastrado.
  • Para que seja importado corretamente, é necessário que tenha sido gerado o arquivo pela ‘Classificação’ das contas. 
 
O Conjunto busca os dados dos registros:
 SPED Contábil: I050 (Contas Contábeis);
 SPED ECF: J050 (Contas Contábeis).
 
 
IMPORTAR CONJUNTO DE DADOS
1 – Faça o download do Conjunto de Dados no anexo desta solução ou Clique aqui;
2 – No Contábil, acesse o menu UTILITÁRIOS, submenu IMPORTAÇÃO, submenu IMPORTADOR, opção Conjunto de Dados e clique no botão [Importar], onde deve localizar e selecionar o arquivo Plano de Contas SPED Contabil e ECF Contábil.xml que fez o download e clicar em Abrir.
 
 Poderá observar que será cadastrado o conjunto com Nome Plano de Contas - SPED Contabil e ECF Contábil.
 
OBS: Grave o Nome do conjunto, facilitará na busca para selecionar no importador, cujo segue a ordem alfabética.
 
 
IMPORTAR PLANO DE CONTAS
1 – Depois de importado o conjunto de dados, retorne ao menu UTILITÁRIOS, submenu IMPORTADOR, agora na opção IMPORTAR, no quadro ARQUIVO, no campo CAMINHO, clique no botão ‘[...] Reticências’ e localize o arquivo do SPED Contábil ou SPED ECF que deseja importar;
2 – No quadro CONJUNTO DE DADOS, selecione Plano de Contas - SPED Contabil e ECF Contábil’.
3 – Na guia ARGUMENTOS, campo DATA DE CADASTRO P/ CONTAS, deve preencher qual data cadastral o sistema deverá considerar na importação do plano e clique no botão Importar.
 
 Será apresentado a janela Resumo dos Dados, onde na guia Registros a serem gravados, listará as contas contábeis cadastradas e seus respectivos Códigos/Classificações, clique no botão Gravar para finalizar a importação.
 
OBS: Pode ser que ocorra críticas de estrutura na importação do arquivo SPED ECF e SPED Contábil (com I051), referente as contas referenciais. Não impedirá o cadastro das contas contábeis, as críticas ocorrem por conta do conjunto não importar o plano referencial vinculado as contas.
 

null

Marcar todos como lidos