Veja como fazer o lançamento de inclusão dos saldos iniciais nas contas contábeis, o que muitos contadores conhecem como Balanço de Abertura.
Importante!
A implantação do saldo inicial terá um impacto muito grande na emissão dos informativos SPED ECD e SPED ECF. Dessa forma, é necessário fazer uma análise detalhada da sua situação, e proceder conforme abaixo, para que não tenha problemas na validação desses informativos.
Para um melhor entendimento, vamos dividir essa solução em algumas situações.
MUDANÇA DE CONTADOR DE UM ANO PARA O OUTRO (Ex.: o primeiro contador fica até 31/12/2021 e entrega a ECD e ECF de 2021, e o segundo contador inicia em 01/01/2022 e irá entregar a ECD e ECF de 2022);
MUDANÇA DE CONTADOR DENTRO DO MESMO ANO (Ex.: o primeiro contador fica até 31/03/2021 e entrega a ECD de 01/2021 a 03/2021, e o segundo contador inicia em 01/04/2021 e irá entregar a ECD de 04/2021 a 12/2021 e a ECF do ano todo);
QUANDO EMPRESA NÃO É OBRIGADA AO SPED CONTÁBIL
Nesse caso, no Balanço de Abertura, teremos de incluir o saldo das contas Patrimoniais e de Resultado, e teremos que proceder com um zeramento no último dia do contador anterior. (Ex.: Contador anterior ficou até 31/12/2021. Então em 31/12/2021 nós teremos de fazer o lançamento de Balanço de Abertura no sistema, incluindo o valor das contas Patrimoniais e de Resultado, ignorando o zeramento feito pelo contador anterior. Após, teremos que fazer um zeramento no sistema em 31/12/2021, para reproduzir o zeramento que foi feito pelo contador anterior).
1 - Acesse o menu Movimentos > Lançamentos;
2 - No campo Tipo, informe a opção Vários débitos para vários créditos;
3 - No campo Data, informe o dia anterior ao qual você irá iniciar a contabilidade (Ex.: se você irá iniciar a contabilidade da empresa a partir de 01/01/2022, então a data do lançamento será 31/12/2021);
4 - No quadro reservado para as partidas do lançamento, informe os valores de todas as contas contábeis presentes no balancete de abertura (Patrimonial e de Resultado);
Importante!
Quando possuir valores nas contas de Lucro Acumulado ou Prejuízo Acumulado. Para que o sistema tenha o comportamento correto nos informativos SPED ECD e SPED ECF, é necessário no primeiro lançamento informar as contas de Lucro ou Prejuízo do período, para posteriormente fazer um segundo lançamento, com origem 'Transferência Lucro/Prejuízo', para as contas definitivas de Lucro Acumulado ou Prejuízo Acumulador.
5 - Após, acesse o menu Utilitários > Zeramento, e realize um zeramento na mesma data do lançamento do Balanço de Abertura;
6 - Para finalizar, emita um Balanço Patrimonial e confira se os valores do Balanço de Abertura está batendo com o Balanço do contador anterior;
7 - Fazendo isso você não terá problemas na emissão dos informativos SPED ECD e SPED ECF;
Nesse caso o procedimento será muito semelhante ao da Situação 1, porém quando for incluir o saldo das contas de Resultado, deverá considerar somente o saldo do último trimestre, e não do ano inteiro como na Situação 1. (Ex.: Contador anterior ficou até 31/12/2021. Então em 31/12/2021 nós teremos de fazer o lançamento de Balanço de Abertura no sistema, incluindo o valor das contas Patrimoniais e de Resultado, ignorando o zeramento feito pelo contador anterior no último trimestre. Após, teremos que fazer um zeramento no sistema em 31/12/2021, para reproduzir o zeramento do último trimestre que foi feito pelo contador anterior).
Importante!
Quando essa situação acontecer, para evitar mais problemas, recomendamos não marcar a opção 'Gerar os registros anuais quando houver mais de um zeramento no período de geração do arquivo', presente na tela de Outros Dados do SPED Contábil.
Nesse caso o procedimento será muito semelhante ao da Situação 1, porém quando for incluir o saldo das contas de Resultado, deverá considerar somente o saldo do último mês, e não do ano inteiro como na Situação 1. (Ex.: Contador anterior ficou até 31/12/2021. Então em 31/12/2021 nós teremos de fazer o lançamento de Balanço de Abertura no sistema, incluindo o valor das contas Patrimoniais e de Resultado, ignorando o zeramento feito pelo contador anterior no último mês. Após, teremos que fazer um zeramento no sistema em 31/12/20201, para reproduzir o zeramento do último mês que foi feito pelo contador anterior).
Importante!
Quando essa situação acontecer, para evitar mais problemas, recomendamos não marcar a opção 'Gerar os registros anuais quando houver mais de um zeramento no período de geração do arquivo', presente na tela de Outros Dados do SPED Contábil.
Nesse caso o procedimento será muito semelhante ao da Situação 1, onde será necessário a inclusão do saldo das contas Patrimoniais e de Resultado. Quanto as contas de Resultado, o saldo a ser incluído deverá ser considerando apenas o ultimo período zerado pelo contador anterior. (Ex.: Contador anterior ficou até 30/06/2022, fazendo o zeramento do 1º e 2º trimestre, e enviando em seu arquivo do SPED Contábil o Balanço Patrimonial e DRE desses trimestres. Então, em 30/06/2022 nós teremos de fazer o lançamento de Balanço de Abertura no sistema, incluindo o valor das contas Patrimoniais e de Resultado, ignorando o último zeramento feito pelo contador anterior, que nesse caso foi em 30/06/2022, referente ao segundo trimestre. Após, teremos de fazer um zeramento em 30/06/2022, para reproduzir no sistema o zeramento feito pelo contador anterior).
Importante!
Quando essa situação acontecer, para evitar mais problemas, recomendamos não marcar a opção 'Gerar os registros anuais quando houver mais de um zeramento no período de geração do arquivo', presente na tela de Outros Dados do SPED Contábil.