O zeramento consiste em encerrar o saldo das contas de resultado para apurar o Resultado do Exercício. O sistema realiza o zeramento quando estão configuradas as contas de resultado, as contas de transição para o Patrimônio Líquido e a conta de Apuração do Resultado do Exercício (ARE). Para configurar, siga os passos abaixo:
Contas que serão Zeradas
1. Acesse o menu Controle > Parâmetros e acesse a guia Zeramento > Contas zeradas;
2. Clique em [Incluir] e insira as contas sintéticas com o grupo 'Contas de Resultado' na guia Natureza das contas. Ao configurar uma conta sintética, todas as contas analíticas do mesmo grupo também serão zeradas;
3. Você pode utilizar a tecla de função [F2] para encontrar a conta com mais facilidade;
4. Realize a configuração conforme o seu plano de contas:
Destino dos Lançamentos de Zeramento
Esta configuração será realizada para que o valor da Apuração do Resultado seja transferida para o Patrimônio Líquido, em conta de Lucros ou Prejuízos.
1. Acesse a guia Zeramento > Destino dos lançamentos;
2. No campo Conta destino, informe uma conta contábil que será a conta de Apuração do Resultado do Exercício, essa conta servirá como contrapartida nos lançamentos para zerar as contas de resultado;
3. Marque a opção '[x] Transferir automaticamente o resultado para o Patrimônio Líquido' e preencha as contas de Lucro/Prejuízo do Período. Também poderá utilizar a tecla [F2] para consulta ou [F7] se precisar cadastrar uma nova conta contábil;
4. Marque também a opção '[x] Transferir automaticamente o resultado para a conta de Lucro ou Prejuízo Acumulado' e informe agora as contas de Lucros Acumulados e Prejuízos Acumulados;
5. Marque a opção '[x] Gerar lançamento de compensação entre as contas de Lucro e Prejuízo' para que o sistema compense Lucros e Prejuízos quando o resultado apurado for inverso ao registrado no balanço. Em caso de duvidas relacionado a rotina de compensação,
clique aqui para verificar o exemplo desta funcionalidade;
Importante: É necessário que a configuração das compensação seja realizada, evitando futuros erros no SPED ECD referente aos demonstrativos DMPL e DLPA.
7. Clique no botão [Gravar], para gravar os Parâmetros da empresa.
Ao realizar o zeramento, o sistema irá gerar lançamentos com origens distintas:
• Origem 'Zeramento': Lançamento contábil para zerar contas de resultado, com contrapartida na 'Conta destino'. Esta origem também irá gerar um lançamento para zerar a 'Conta destino', com contrapartida em 'Lucro do Período' ou 'Prejuízo do Período'.
• Origem 'Transferência Lucro/Prejuízo': Lançamento contábil para mover valores de Lucro ou Prejuízo do Período para Lucros ou Prejuízos Acumulados, conforme necessário.
• Origem 'Compensação Lucro/Prejuízo': Lançamento contábil para compensar o valor entre as contas de Lucro Acumulado e Prejuízo Acumulado, quando necessário.