Como configurar o EFD Reinf?

Veja as configurações necessárias nos parâmetros da empresa na geração da EFD-Reinf para empresas do 1º, 2º e 3º Grupo, Lembrando que deve estar configurado o certificado digital na sua máquina e no sistema, além disso, o responsável pela entrega do informativo deve ser cadastrado no menu ARQUIVOS, opção RESPONSÁVEL. Para dúvidas, acesse a Solução Relacionada ao final desta solução.
 
Esses passos servem para todas as empresas que estão obrigadas a entrega da Reinf, isto incluí empresas do Lucro Presumido, Real, Simples Nacional e MEI.
 
1 - Acesse o menu CONTROLE, e clique em PARÂMETROS;
2 - Na guia GERAL, subguia IMPOSTOS, verifique se os impostos que a empresa terá que calcular estão informados. Caso não, clique no botão [Nova Vigência] e em seguida em [Incluir], e informe os mesmos;
 
 
 Os impostos 26-INSS Retido, 28-FUNRURAL, 103-INSS Receita Bruta e 142-INSS Receita Bruta SCP irão gerar eventos no EFD Reinf, cada imposto o seu respectivo evento. Caso a empresa não calcule esses impostos inclua somente os impostos que realmente a empresa irá apurar.
 
3 - Na guia PERSONALIZA, subguia INFORMATIVOS FEDERAIS, subguia SPED, selecione o quadro '[x] Gera EFD-Reinf';
4 - No campo TIPO DE AMBIENTE, informe uma das opções: 'Ambiente de testes (Produção restrita)' ou 'Ambiente oficial (Produção)';
 
  Caso a empresa já esteja obrigada a entrega do EFD Reinf, deve ser realizada a entrega no Ambiente Oficial a partir do mês da sua obrigatoriedade.
 
5 - No campo ARMAZENAR OS ARQUIVOS TRANSMITIDOS EM, clique no botão [...], e informe a pasta onde deseja que seja salvos os arquivos XMLs dos eventos enviados com a situação SUCESSO;
6 - No quadro DADOS DO CERTIFICADO DIGITAL, selecione uma das opções: '[x] Utilizar certificado digital da própria empresa' ou '[x] Utilizar certificado digital do contador (com procuração)';
 
IMPORTANTE: Quando estiver selecionada a opção '[x] Utilizar certificado digital da própria empresa', para assinar os arquivos o sistema irá buscar o certificado no cadastro de empresas, no menu CONTROLE, submenu EMPRESAS, guia CERTIFICADO DIGITAL.
Quando estiver selecionada a opção '[x] Utilizar certificado digital do contador (com procuração)', para assinar os arquivos o sistema irá buscar o certificado no cadastro de contadores, no menu CONTROLE, submenu CONTADORES, na guia CERTIFICADO DIGITALvocê pode avaliar no campo contador no cadastro da empresa acessando CONTROLE, EMPRESAS, qual o contador destacado para a empresa.
 
   Caso o certificado utilizado seja do responsável legal da empresa (e-CPF), deve ser configurado nos parâmetros para 'Utilizar certificado digital da própria empresa' e consequentemente o certificado deve ser inserido no cadastro da empresa.
 
 
7 - Clique no botão [Gravar] para salvar as alterações.
 

null

Marcar todos como lidos