3º - Lançamentos e Cálculo do Fiscal | Área Iniciantes da Escrita Fiscal

Após parametrizar a empresa, cadastrar acumuladores, produtos e importar notas, o próximo passo é realizar os lançamentos e cálculos da Escrita Fiscal. Isso pode ser feito importando as notas, de acordo com as configurações de importação previamente estabelecidas no 2º passo, ou manualmente.
 
1º - Lançamentos
Se você importar notas, depois pode acessar o menu Movimentos para avaliar os lançamentos importados. Caso precise fazer manualmente, ao lançar, inclua o fornecedor/cliente, acumulador e produto (se cadastrados no sistema), bem como as informações necessárias da nota, como valores, parcelas, contabilização, entre outros.
 
 
Se for necessário lançar ajustes de ICMS:
 
2º - Parcelas
Se a empresa opta por Regime de Caixa e possui lançamentos com parcelas, estas devem ser baixadas para obter valores na apuração.
 
Lançamentos com Parcela
 
 
Pagar Parcelas
 
 
3º - Cálculo da Escrita Fiscal
Após efetuar os lançamentos, você deve proceder com a apuração do período para visualizar os valores calculados.
 
 
Além disso, você pode optar por calcular os tributos federais, que vão à DCTFWeb. No próximo passo, você aprenderá a configurar o sistema para informativos, e esses valores já devem estar calculados conforme a DCTFWeb.
 
 
Pronto! Agora você sabe como realizar lançamentos e cálculos na área Fiscal. Para continuar com os demais cadastros para iniciantes em Escrita Fiscal, acesse a Solução Relacionada.

Marcar todos como lidos