Após realizar as parametrizações, cadastros iniciais, lançamentos e apuração do período, e conferir os valores por meio dos relatórios no sistema Contábil, podem surgir algumas inconsistências nos lançamentos, produtos ou acumuladores. Nesse caso, você precisará modificar diversos cadastros ou notas simultaneamente. Para isso, utilize os utilitários, que permitem fazer esses ajustes de uma só vez. Confira as principais opções:
1º Alteração de cadastros e lançamentos
Atenção!
Para os tópicos a seguir, é recomendado seguir a ordem de precedência apresentada para evitar inconsistências nas notas.
2º Alteração dos dados de PIS/COFINS nos lançamentos – Empresas com forma de cálculo Por Nota
Quando ocorrerem importações, pode haver falta de informações de PIS/COFINS na guia SPED. Nesse caso, ajuste o acumulador e o lançamento da nota conforme indicado.
1 - Acesse o menu Relatórios > Acompanhamentos > Inconsistências para análise de PIS e COFINS. Verifique as notas que estão sem os dados necessários e anote os acumuladores utilizados. Em seguida, faça os ajustes considerando os impostos e a guia SPED.
2 - Depois, proceda com a alteração das notas em lote. Durante esse procedimento, selecione apenas as notas com inconsistências. Na janela de Alteração de Notas, na guia PIS/COFINS, certifique-se de que a opção para alterar os dados para o cálculo do PIS e COFINS conforme os dados do acumulador esteja selecionada.
3º Alteração dos dados de PIS/COFINS nos lançamentos – Empresas com forma de cálculo Por Produto.
Neste caso, pode ocorrer de as notas ficarem sem informações de PIS/COFINS nas guias de Estoque e/ou SPED. Portanto, serão necessários alguns ajustes adicionais.
1. Acesse o menu Relatórios > Acompanhamentos > Inconsistências para análise de PIS e COFINS. Avalie as notas que estão sem as informações, anote os produtos utilizados e siga o procedimento abaixo:
2. Após ajustar os produtos, atualize os movimentos de produtos nas notas.
3. Após isso, faça a alteração das notas em lote. Durante esse procedimento, é crucial selecionar apenas as notas com inconsistências. Na janela de Alteração de Notas, na guia PIS/COFINS, certifique-se de que a opção para alterar os dados para o cálculo do PIS e COFINS conforme os movimentos de produtos esteja selecionada.
Erros apuração
Se, mesmo após realizar os ajustes, o erro "Existe produto sem dados para cálculo de PIS e COFINS" ocorrer ao apurar o período, siga os procedimentos indicados na dica abaixo:
Pronto! Você finalizou a área de iniciantes da Escrita Fiscal e está preparado para os procedimentos básicos do Sistema Domínio.