O FGTS Digital é a nova plataforma de arrecadação do FGTS, que substitui os sistemas SEFIP/GRRF/Conectividade Social, a partir de março de 2024. E é utilizada as remunerações declaradas no eSocial, para geração da guia, além disso, nessa plataforma você pode gerar guias rápidas e personalizadas, e, inclusive, recolher várias competências e tipos de débitos em um único documento.
Verifique o passo a passo para gerar a guia do FGTS Digital:
Certificado Digital - Procuração
É possível utilizar o certificado da própria empresa para emissão das guias, mas se você utiliza o certificado do contador é necessário fazer uma procuração para ter acesso a nova plataforma.
Acesso ao FGTS Digital
Acesse o portal utilizando o certificado da sua empresa ou qualquer outro certificado no qual você tenha uma procuração cadastrada.
Enviar valores para FGTS digital
Os valores são enviados pelo eSocial, através das remunerações (S-1200) e desligamentos (S-2299).
Conferir GFD
A conferência dos valores deve ser feita utilizando os relatórios disponíveis no sistema
Emitir Guia
Guia Rápida considera tudo que for declarado no eSocial por competência, incluindo valores de Matriz e Filiais.
Emitir Guia Personalizada
A Guia Parametrizada é possível unificar várias competências em uma única guia, você também pode editar a data de vencimento de uma guia já gerada ou pagamento parcial de um débito.
Para empregados admitidos após o início da obrigatoriedade dos eventos periódicos, o FGTS Digital considera os valores do eSocial, porém para admissões anteriores aos eventos periódicos do eSocial, a remuneração deve ser informada manualmente: