Por qual motivo é gerada diferença no valor do FUNRURAL dos eventos R-2055 e R-5001? - EFD Reinf

Geralmente essa diferença ocorre, quando nas notas lançadas possuir um indicativo de código de receita “RAquis” diferente para o fornecedor e que difere na alíquota informada.
 
 Com isso o registro R-5001 referente ao retorno da Reinf, fará uma nova apuração conforme dados do lançamento e cadastro de fornecedores seguindo leiaute da EFD Reinf.
 
1 – Acesse o menu ARQUIVOS, IMPOSTOS e selecione o imposto 28 – FUNRURAL;
2 – Na guia IMPOSTOS, verifique no quadro PERCENTUAL, que será informado uma alíquota exemplo que causará a diferença no evento R-5001;
 
 
 
3 – Acesse o menu ARQUIVOS, FORNECEDORES e na guia OPÇÕES, verifique se as opções selecionadas para o fornecedor neste exemplo;
 
 
 
OBS: Conforme as opções selecionadas será gerado um tipo de aquisição e que será levado para o Reinf:
 
 
 
OBS: Conforme cadastro do fornecedor no ítem 3 e seguindo as orientações de leiaute da Reinf, irá gerar a alíquota de 1,7%, pois a indicação de aquisição será como a tabela 3 – Aquisição de produção de produtor Rural pessoa jurídica por entidade executora do PAA;
 
 
 
OBS: A tag "indAquis" será gerada de acordo com a configuração do fornecedor, em seu cadastro guia "OPÇÕES".
 
OBS: Para avaliar a configuração correta do fornecedor, avalie a tabela abaixo, veficando se o mesmo faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou do Programa de Regularização Tributária Rural (PRR).
 
 Para realizar a correção do erro deverá ser informado a alíquota correspondente ao tipo de aquisição informado, seguindo o código de Receita conforme a informação de sua operação, pois nele será informado a alíquota. 
 
OBS: Para análise do item "4", poderá seguir a seguinte tabela:
 
 
OBS: Caso deseja validar os códigos de receita, poderá acessar o Manual da DCTF Web, clicando aqui
 
OBS: Sugerimos que ao fim do processo seja gerado o relatório de conferência, na tela de emissão no botão [Relatório Conferência] e avalie se as informações do Fornecedor e Documentos conferem com a tabela fornecida.
 
 Após as correções serem efetuadas, para que seja efetuado o envio do evento com as informações atualizadas, é importante:
 
1 - Realizar a reabertura do período;
2 - Excluir o evento R-2055;
3 - Efetuar o envio do evento novamente;
4 - Realizar o fechamento.
 

null

Marcar todos como lidos