2 º - Cadastros Iniciais | Área Iniciantes da Folha

Agora que você já cadastrou e parametrizou a empresa no sistema, chegou o momento de realizar alguns cadastros iniciais a fim de seguir com o cadastro de colaboradores. Recomendamos que siga a ordem de precedência apresentada nesta solução, evitando, assim, o aparecimento de mensagens de erro no decorrer dos cadastros.
 
1º - Centro de Custo, Departamento, Cargos e Funções 
 
 Os Departamentos servem como uma forma de dividir os setores da empresa, como por exemplo: produção, comercial, etc.
 
 O Centro de Custos consiste em uma divisão administrativa dos departamentos, muitas vezes utilizado para fins de registros contábeis, sendo voltado a questões relacionadas à contabilidade.
 
 No cadastro de Cargos se refere à posição que o colaborador irá ocupar na empresa. Quando for cadastrar um cargo, no campo "Data de Início", certifique-se de inserir uma data anterior ou igual à data  admissão do colaborador que a este cargo for vinculado.
 
 O cadastro de Funções é obrigatório para cargos de confiança, como gerência e supervisão.
 
2º - Horários e Jornadas 
 
 Os Horários são cadastrados no sistema para organizar os horários dos colaboradores. Já as Jornadas servem para agrupar e vincular esses horários, possibilitando a criação de jornadas com turnos diversos e especificando dias/revezamentos.
3º - Feriados
 
 O cadastro de feriados é muito importante, pois influencia diretamente na quantidade de dias úteis do mês para cálculo da folha. Os feriados fixos já vêm cadastrados, sendo necessário somente cadastrar os feriados municipais, estaduais e móveis. 
 
4º - Vale Transporte e Vale Alimentação
 
 No custeio do Vale Transporte, o empregador poderá descontar 6% do salário do empregado. Na rubrica de vale-transporte será possível selecionar se o desconto será sobre o salário base, contratual, etc. O valor destinado ao Vale Alimentação é um benefício que o empregador fornece aos seus funcionários.
5º - Sindicato e Tabelas
 
 No cadastro do Sindicato serão cadastradas informações de fins cadastrais, cálculos e convenção coletiva, parametrizando de acordo com as especificações de cada sindicato e categoria do empregado.
 
 Tanto o INSS quanto o IRRF possuem tabelas pré-fixadas pelo governo para realização do cálculo, de forma que as mesmas terão vigências conforme determinação do governo.
 
 Pronto! Você já realizou os cadastros iniciais na sua Empresa. Para seguir com os demais cadastros da área de Iniciantes da Folha, acesse a solução relacionada.

null

Marcar todos como lidos