Como concluir tarefa Dominio Processos?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

A forma mais pratica de concluir tarefas no Processos é configurá-las para serem concluídas automaticamente assim que as atividades forem concluídas e os documentos forem anexados a ela, existem algumas formas de conclui-las:
 
• Express

1. Quando uma atividade é concluída no sistema Domínio, seja com ou sem documento anexado, a atividade correspondente no Domínio Processos é automaticamente concluída;
2. No sistema Domínio, há duas formas de concluir atividades:
 
• Para atividades sem anexo:
  • O botão [Concluir Atividade] aparece em telas específicas do sistema após realizar determinadas ações.
  • Exemplos de onde o botão aparece:
    • Folha de Pagamento: após calcular a folha (Processos > Cálculo), eSocial.
    • Pró-labore: após gerar o pró-labore.
    • Fiscal: Após calcular o período, EFD-Reinf.
• Para atividades com anexo:
  • A opção 'Concluir Atividade' aparece no ícone da Maleta nos relatórios do sistema após sua emissão.
  • Exemplos de onde o botão aparece:
    • Guias: DAS, DCTFWeb...
    • Relatórios Folha: Recibos, Resumos...
    • Contabilidade: Balanço, balancete...
3. Ao finalizar a ação no sistema Domínio e existir uma atividade no Processos a ser concluída, basta clicar no botão correspondente ou publicar o documento com a opção marcada. O sistema levará a informação ao Domínio Processos e concluirá a atividade automaticamente.
 
Exemplo prático: Tarefa de Folha de Pagamento
 
Domínio Processos
1. Acesse o Processos e gere a tarefa referente à Folha de Pagamento;
2. Confira os tópicos apresentados: 'Atividade com Anexo' (para documentos a serem anexados) e 'Atividade Sem Anexo' (com a opção '[ ] Cálculo da Folha' desmarcada);
 
No sistema Domínio
1. Acesse a empresa que contém a tarefa gerada;
2. No módulo Folha, acesse o menu Processos > Cálculo;
3. Realize o cálculo da folha na competência configurada na tarefa;
4. Clique no botão [Concluir Atividade] e confirme a conclusão da atividade sem documento;
5. Acesse o menu Relatórios > Recibos > Folha e gere o relatório desejado;
6. Utilize o ícone de Maleta (para usuários do Portal do Cliente) ou o ícone do Processos (para não usuários do Portal do Cliente) para publicar o relatório;
7. Indique o local de publicação no Portal do Cliente e selecione a opção '[x] Concluir Atividade';
8. Clique em [Gravar] para concluir.
 
Retorno ao Domínio Processos
1. Pesquise pela atividade no Processos e verifique os tópicos 'Atividade com Anexo' e 'Atividade Sem Anexo'. Confirme que o relatório publicado foi incluído e que a opção '[X] Cálculo da Folha' está marcada;
2. Caso todas as atividades vinculadas à tarefa estejam concluídas, o status será alterado para 'Concluída', e notificações via e-mail e WhatsApp (saiba mais) serão disparadas aos clientes vinculados;
3. Se houver outras atividades pendentes, o status permanecerá não concluído até que todas sejam finalizadas.

 
Express
O Express é uma funcionalidade do Processos que permite o upload de documentos para vinculação às tarefas. Ele analisa os arquivos, identifica as informações relevantes e os associa automaticamente às tarefas correspondentes. Se tiver dúvidas sobre como usar essa funcionalidade, clique aqui.
 
Upload manual no Processos
1. Acesse o módulo Processos e abra a tarefa desejada;
2. Clique no ícone de Upload e anexe o documento necessário à tarefa;
3. Se houver Atividades Sem Anexo, basca selecionar a atividade para conclui-la;
4. Após o upload e a conclusão, o status será alterado automaticamente para 'Concluída', e uma mensagem será gerada na barra lateral direita. Caso a tarefa não tenha configuração automática, altere o status manualmente.
 
Existem outras opções de Status:
 
• Desconsiderada: Indica que a tarefa não foi realizada e requer aprovação de um administrador ou gerente.
• Impedimento: Indica que há fatores externos impossibilitando a conclusão, como falta de documentos por parte do cliente. A tarefa será considerada atrasada caso ultrapasse o prazo previsto.

Informações Complementares
• A tarefa não foi concluída automaticamente? Clique aqui e faça o checklist de verificação.
• Tarefas configuradas para exigir documentos não podem ser concluídas sem o upload do arquivo, nem ter o status alterado manualmente. 
• Tarefas que necessitam aprovação ficam aguardando ação de outro usuário para serem concluídas. Elas serão exibidas com uma ampulheta na visualização. 
• A funcionalidade 'Tarefas Associadas' serve apenas para criar uma conexão visual entre tarefas relacionadas, facilitando a navegação entre elas. Não possui outras funções adicionais.
• O botão ou a opção ‘Concluir Atividade’ aparece desabilitado ao publicar? Isso significa que o documento ainda não possui integração automática com o Processos, neste caso, publique o documento normalmente no Portal do Cliente e anexe manualmente na tarefa do Processos ou use o Express.

Marcar todos como lidos