Checklist - Gerando o arquivo

Uma situação comum de erro no J100, plano de contas que está faltando grau na sequencia dos grupos. Exemplo: grau 1 – 2 – 3 – 5 (não criou a conta do grupo 4 para totalizar). Com isso, o sistema vai agrupar com outra conta totalizadora de outro grupo, emitindo diversos erros. Para avaliar, efetue a emissão do plano de contas ordenando pela ‘Classificação’ e faça a verificação entre ‘Classificação’ x ‘Grau’ das contas.
 
 
Para gerar o arquivo, obrigatoriamente, deve preencher o botão ‘Outros dados’!
 
 
Uma ocorrência reincidente no SPED Contábil, é os erros por duplicidade nas contas contábeis. Onde, é configurado o sistema para emitir o plano de contas por ‘Classificação’ e existe mais de uma conta contábil com a mesma classificação. Quando optar por este processo, deve verificar este quesito.
 
 
OBS: Disponibilizamos um relatório BGR em anexo neste checklist, faça o download, importe pelo gerador de relatório e execute. O relatório apresentará todas as contas contábeis cujo repetiram as classificações.
 
Uma dica para evitar que a situação ocorra, é configurar os parâmetros para não permitir cadastrar duas contas analíticas com a mesma classificação. Ou, para corrigir a situação, poderá optar por gerar pelo código da conta no arquivo.
 
 
Nas configurações dos ‘Outros dados’, quando realizar a emissão do arquivo utilizando somente as contas sintéticas, deve verificar o grau máximo informado.
 
 
Pois, caso no grau máximo informado haja contas sintéticas e analíticas, será apresentado erro no validador. Poderá conferir o grau das contas, emitindo o relatório do plano de contas e analisando cada grupo.
 
 
A partir do leiaute 8 da ECD, é obrigado a gerar o registro J100 (Balanço Patrimonial) e J150 (Demonstração do Resultado do Exercício), fique atento a marcação das duas opções na guia ‘Demonstrativos’, subguia ‘Gerar’.
Nos ‘Outros Dados’, um tópico impactante para aqueles que trocam de sistema ou empresas vindas de outro escritório, cujo ocorre a alteração do plano de contas, devem ficar atentos ao preenchimento da guia ‘Alteração plano de contas’ para gerar o registro ‘I157’.
 
 
Apesar de ser um registro que gera erro apenas se for informado a opção ‘1 – Existe alteração no plano de contas’, no campo ‘Mudança no plano de contas’ do registro ‘0000 – Identificação da Pessoa Jurídica’  e no arquivo não tiver sido gerado uma linha do I157 (situação que não ocorre no Domínio Contábil), o mesmo influenciará na recuperação da ECD no SPED ECF. Principalmente, empresas do Lucro Real que são obrigadas a recuperar a ECD na ECF. O validador confronta as informações dos saldos das contas, ao verificar que os saldos finais das contas anteriores não são iguais ao saldo inicial, apresentará erros (por conta da alteração das contas). Era uma questão implicante para empresas do Lucro Real mas agora, a partir de 2020, todos os estabelecimentos que entregam o SPED Contábil, precisam recuperar a ECD anterior, agregando maior importância na geração do registro I157 para todos contribuintes declarantes recuperarem o arquivo do período anterior sem que apresente divergências em períodos futuros.
 
 
Por fim, o período informado para geração do arquivo poderá apresentar mensagens de erro caso não esteja em conformidade com o que foi informado como ‘Data de encerramento do exercício social’ no botão ‘Outros dados’.
 

null

Marcar todos como lidos