Veja as principais dúvidas relacionadas ao imposto FUNRURAL e o envio na EFD REINF:
1. Quem deve apresentar o registro R-2050 na EFD REINF?
O registro R-2050 deve ser apresentado apenas pelos contribuintes com a classificação fiscal como agroindústrias ou produtores rurais pessoa jurídica, que recolhem a contribuição previdenciária sobre a receita em substituição aos recolhimento sobre a folha de pagamento. Nesse evento deve ser relacionando todos os documentos de comercialização das suas produções rurais.
2. O valor do FUNRURAL retido na aquisição de produção rural também deve ser enviado no R-2050?
Não. A aquisição de produção rural deve ser enviada no evento R-2055. Para mais detalhes acesse a solução abaixo:
3. A comercialização de produção rural realizadas por pessoas físicas devem ser enviadas para o EFD REINF?
Não. A Nota Informativa nº 02/2018 da EFD REINF é específica para produtores rurais inscritos como pessoa jurídica.
4. Quais os impostos referentes a produção rural são enviados para o EFD REINF e consequentemente são pagos por meio da guia da DCTFWeb?
Os débitos que são gerados na EFD REINF para o produtor rural são dos impostos INSS, RAT e Valores de Outras Entidades (SENAR).
5. Como gerar o evento R-2050 no Domínio Contábil?
Possuímos uma dica especial para você em nossa Central de Soluções. Veja:
6. Como gerar o evento R-2055 no Domínio Contábil?
Possuímos uma dica especial para você em nossa Central de Soluções. Veja:
7. Como devo importar as notas com destaque de FUNRURAL?
Possuímos uma dica especial para você em nossa Central de Soluções. Veja:
8. Estou com diferenças no Funrural do sistema Domínio com os valores apresentada pela EFD REINF, o que fazer?
Essa situação está relacionada a algumas causas, para isso, você pode avaliar a dica completa mais abaixo:
9. Por que possui valores de estorno de INSS e RAT na apuração do FUNRURAL?
Isso ocorre quando há lançamentos com fornecedores que optam pelo recolhimento da Contribuição Previdenciária sobre Folha de Pagamento.
Sendo assim, quando há fornecedores que em seu cadastro, na guia Opções, esteja marcado a opção '[x] Possui tributação sobre a folha de pagamento', o sistema automaticamente desconsidera o INSS e o RAT. Saiba mais com a dica abaixo: