Esse erro acontece quando um grupo principal do plano de contas da empresa, como Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido, não foi informado na aba Natureza das Contas nos parâmetros da empresa.
1. Revise a configuração da Natureza das Contas
Para resolver o erro e siga as instruções abaixo:
1. Acesse o menu Controle > Parâmetros;
2. Na guia Natureza das contas, clique em [Incluir] e informe a Classificação, Natureza e Grupo das contas superiores. Exemplo de preenchimento:
• Ativo - Natureza: Devedora | Grupo: Ativo
• Passivo - Natureza: Credora | Grupo: Passivo
• Patrimônio Líquido - Natureza: Credora | Grupo: Patrimônio Líquido
• Contas de Receita - Natureza: Credora | Grupo: Contas de Resultado
• Contas de Despesa ou Custos - Natureza: Devedora | Grupo: Contas de Resultado
• Contas de Apuração do Resultado - Natureza: Devedora | Grupo: Outros
3. Clique em [Gravar] para concluir.
Para conferir se todos os grupos da natureza das contas que a empresa utiliza foram configurados poderá, emitir o relatório do plano de contas ao seguir os passos abaixo:
1. Acesse o menu Relatórios > Cadastrais > Contas;
2. No quadro Ordem, marque '[x] Classificação';
3. No quadro Dados, no campo Grau máximo, informe '1';
4. Clique em [OK] para gerar o relatório;
5. O relatório exibirá todas as contas de grau máximo. Esses grupos devem ser inseridos na guia Natureza de contas, incluindo o Patrimônio Líquido, que não será exibido no relatório;
6. Localize a conta de grau máximo informada como erro no Validador, verifique sua classificação e feche o relatório.
Após, gere um novo arquivo do SPED ECD, valide-o e confirme se o erro foi solucionado.
Informação Complementar
Para identificar o grupo de contas que apresenta o erro, analise as informações exibidas no campo Conteúdo do Campo.
1 Os dados do plano de contas são gerados no registro I050, sendo que o código ou a classificação da conta será apresentado no campo 06 - COD_CTA.
2. Este registro do plano de contas é composto pelos seguintes campos:
01 REG - I050
02 DT_ALT - Data da inclusão/Alteração
03 COD_NAT - Código da natureza da conta;
04 IND_CTA - Tipo de conta: Sintética ou Analítica
05 NIVEL - Nível da conta
06 COD_CTA - Código da conta analítica
07 COD_CTA_SUP - Código da conta sintética
08 CTA - Nome da conta analítica
Exemplo do arquivo:
|I050|01012005|01|A|5|5|4|CAIXA GERAL|
Considerando o registro acima a conta acima possui o código 5 e descrição CAIXA GERAL.
Importante!
• As contas transitórias de Apuração do Resultado do Exercício devem ser configuradas no grupo 'Outros'. Assim, para o SPED ECD e ECF, não será necessário o vínculo com o plano referencial. Caso possua duvidas sobre está configuração, consulte a solução relacionada;
• Ao identificar o erro em uma conta analítica, avalie o grupo ao qual ela pertence. Na conta sintética desse grupo, verifique a data de cadastro, inatividade e outras informações que possam impedir a validação correta no SPED ECD;
• Devem ser informadas as contas sintéticas (conta principal) pois as contas analíticas são consideradas automaticamente pela hierarquia do plano de contas;
• Caso utilize contas de compensação elas também devem ser configuradas nos parametros da empresa, sendo um grupo vinculado para as contas de compensação de natureza devedora e outra de natureza credora. Para mais informações,
clique aqui!
• Configurações incorretas ou a ausência de alguma conta superior podem causar problemas no mapeamento e na geração do SPED ECD e ECF. Utilize o exemplo como referência e não esqueça de incluir todas as contas superiores, especialmente a conta de Patrimônio Líquido, cuja classificação é '2.3'.