Como cadastrar usuário de cliente?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

O ONVIO Portal do Cliente permite que seus clientes acessem documentos, solicitem serviços, visualizem informações e interajam com o escritório de forma digital e segura. Para que o cliente tenha acesso ao Portal, é necessário cadastrar um usuário vinculado ao e-mail dele. Está solução é para o cadastro individual de usuário de cliente, ideal para cadastrar um ou poucos usuários por vez. Além disso, esse mesmo usuário, será listado no Domínio Messenger (em caso de configuração de habilitação de empresas) e Domínio Processos (Será vinculado as tarefas da empresa que ele faz parte).
 
Para cadastrar vários usuários de uma só vez, utilize a importação em lote através de planilha Excel. Para isso, acesse a dica Como importar usuários de cliente em lote?
 
Antes de iniciar o cadastro, certifique-se de que:
 
1. Seu usuário possui permissão para acessar o ONVIO Portal do Cliente?
Caso o menu Configurações > Usuários de Cliente não apareça, solicite ao administrador do sistema que habilite a permissão Utiliza Portal do Cliente no seu cadastro de usuário (Controle > Permissões > Usuários);
 
2. A empresa está habilitada no ONVIO?
Acesse o cadastro da empresa no sistema local, vá em Módulos > ONVIO e verifique se a opção Portal do Cliente está marcada. Em caso de dúvidas, clique aqui.
 
3. Você possui o e-mail válido do cliente para envio do convite de acesso?
Ter o e-mail do usuário que será cadastrado é de suma importância, visto que ele vai receber um convite neste e-mail, para cadastro da senha de acesso ao ONVIO.

Cadastro de Usuário
Para cadastrar um usuário para o cliente do escritório no ONVIO Portal do Cliente, siga os passos:
 
1. Acesse o ONVIO Portal do Cliente através do navegador no endereço: www.onvio.com.br;
2. No Portal do Cliente, acesse o menu Configurações > Usuários de Cliente e clique no botão [+ Novo Usuário];
3. Na etapa Geral, informe os dados pessoais do usuário:
 
• Nome completo (obrigatório);
• E-mail de contato (obrigatório) - certifique-se de incluir o e-mail correto para acesso ao Portal do Cliente;
• CPF (opcional);
• Telefone (opcional, mas recomendado para usuários que utilizam o Domínio Messenger);
• Ative ou inative o acesso ao portal nessa mesma janela;
 
4. No primeiro cadastro, após clicar no botão [Ativar] no quadro Acesso ao Portal do Cliente, será exibido o e-mail informado no cadastro. Nesse momento, clique no botão [ENVIE AGORA] para enviar o e-mail de registro ou no botão [ENVIAR MAIS TARDE] para enviar em outro momento;
5. Na etapa Departamentos, selecione todos os departamentos que o usuário faz parte e defina o nível de acesso às pastas:
 
Revisor: Visualiza as informações da pasta, mas não pode alterá-las;
Contribuinte: Visualiza e cria pastas, adiciona documentos e exclui documentos publicados por ele mesmo;
Proprietário: Possui total permissão na pasta, podendo visualizar, criar, renomear, adicionar e excluir documentos;
 
6. Na etapa Clientes, selecione as empresas que o usuário faz parte e terá acesso às informações conforme os departamentos selecionados. É possível vincular múltiplas empresas ao mesmo usuário (ideal quando o cliente é responsável por várias empresas). Desta forma, o usuário poderá alternar entre as empresas no canto superior esquerdo do Portal;
7. Clique em [Avançar];
8. Na etapa Permissões, defina as ações que o usuário poderá realizar e clique no botão [Avançar];
9. Na etapa Notificações, defina os tipos de notificações que o usuário receberá e clique no botão [Concluir] para salvar o cadastro.
 
Finalização
Após concluir o processo, o usuário receberá um link no e-mail para realizar o registro da conta:
 
1. O usuário deve clicar em [Registre Agora];
2. Informar uma senha seguindo as diretrizes da Thomson Reuters e clicar em concluir;
3. Será direcionado à página de login do ONVIO. Ao fazer o login, por questões de segurança, ele deve configurar o MFA (Autenticador de Dois Fatores). Indicamos a utilização do número do celular via SMS. Dúvidas clique aqui;
4. Após, será aberto o ONVIO Portal do Cliente.
 
OBS: Caso o e-mail de confirmação não chegue na caixa principal, verifique as caixas de SPAM ou se o provedor de e-mail não está bloqueando o recebimento de mensagens do domínio ONVIO.COM.BR.

Como alterar e-mail ou reenviar convite
Se o cliente não recebeu o e-mail de ativação ou informou e-mail incorreto:
 
1. Acesse o menu Configurações > Usuários de Clientes;
2. Localize o usuário e clique no ícone de edição (caneta/lápis);
3. No quadro Acesso ao Portal do Cliente, clique no botão [Ativar] ou [Enviar Agora];
4. Na janela de confirmação, clique no botão [ENVIE AGORA];
5. Avance até concluir o cadastro do usuário para que o e-mail seja enviado de fato.
 
OBS: Se o reenvio do e-mail não chegar na caixa de entrada, é possível realizar um teste de reenvio para um e-mail diferente do e-mail do usuário (indicado testar com um e-mail seu, ou um e-mail temporário). Após o envio, altere o e-mail para o e-mail correto do usuário e realize o reenvio novamente.

Vinculação de Contas - Cliente já cadastrado em outro escritório
Se o cliente já possui acesso ao ONVIO através de outro escritório:
 
1. Realize o cadastro normalmente seguindo os passos 1 a 8;
2. O cliente receberá um e-mail informando que já existe uma conta com este e-mail;
3. O cliente deve clicar em [VINCULAR CONTAS] e informar a senha atual que já utiliza;
4. Após vincular, o cliente poderá acessar ambos os escritórios, alternando no canto superior direito do Portal.
 
Informações Complementares
• Na etapa Departamentos, além dos departamentos cadastrados pelo escritório, os departamentos padrões do sistema serão listados. Esses departamentos foram previamente cadastrados pela Domínio e permitem acesso automático às pastas correspondentes no ONVIO Documentos. Por exemplo, se o Departamento Pessoal for habilitado, a pasta Pessoal será compartilhada automaticamente;
• As pastas criadas manualmente pelo escritório devem ser compartilhadas diretamente na área de documentos. Para mais informações sobre o compartilhamento de pastas, acesse a Solução Relacionada;
• Na etapa Permissões, se a opção ‘Solicita todos os documentos do departamento pessoal’ estiver habilitada, o usuário poderá solicitar qualquer documento desse departamento, incluindo documentos de outros colaboradores. Essa opção é recomendada para usuários como Gerentes ou Proprietários;
• O e-mail para o registro da conta será enviado somente após clicar no botão [Concluir] na etapa Notificações;
• Para usuários que utilizam o Domínio Messenger, é recomendado cadastrar o número de telefone para que o usuário seja listado posteriormente no Messenger;
• É possível criar um usuário de demonstração utilizando um e-mail fictício (ex: demo@seuescritorio.com.br) vinculado a uma empresa de teste para apresentações aos clientes;
• Para materiais de treinamento sobre o ONVIO Portal do Cliente na visão do cliente do escritório, clique aqui.
• O recebimento do e-mail pode levar alguns minutos, dependendo do provedor. Geralmente o Gmail recebe mais rápido. Oriente o cliente a verificar a caixa de spam/lixo eletrônico.

Marcar todos como lidos