Se você está com dúvidas ou problemas para acessar as aplicações do ONVIO, nesta dica, explicaremos o que é a Autenticação de Dois Fatores (MFA), como ela funciona nas aplicações da Thomson Reuters, e boas práticas para configurá-la e simplificar seu uso.
O que é Autenticação dois Fatores (MFA)?
A autenticação de dois fatores, também conhecida como MFA (Multi-Factor Authentication), é um método de segurança que requer que o usuário forneça duas formas distintas de prova de identidade antes de conceder acesso a um recurso, como um sistema online, uma conta de e-mail, telefone celular ou uma aplicação.
Por que ela é obrigatória?
Este método é usado para aumentar a segurança, pois torna mais difícil para os invasores obterem acesso não autorizado.
Como funciona a MFA nas aplicações do ONVIO?
A MFA garante maior segurança ao utilizar as aplicações ONVIO Gestão, Portal do Cliente, Domínio Web, Portal do Empregado e Onbalance. Com ela, não é necessário renovar as senhas periodicamente.
Quando preciso utilizar a MFA?
Em qualquer aplicação do ONVIO, o código será solicitado a cada 60 dias e também sempre que um novo dispositivo for conectado. Por exemplo: se você acessar a partir de um computador no escritório e depois de outro em casa, será necessário autenticar novamente.
Como configurar?
O método recomendado é o SMS, por ser mais rápido e prático. Você receberá o código de autorização por SMS ou chamada telefônica.
Além disso, existem outras opções de configuração de autenticação:
• Auth0 Guardian: Instale o aplicativo em seu smartphone e autorize o login via notificação push.
• Outros Aplicativos: Use aplicativos como Authenticator.cc, Authy, Google Authenticator e Microsoft Authenticator para autorizar o login.
Caso queira configurar outros métodos de autenticação, acesse os seguintes links:
Após habilitar um dos itens mencionados, você pode se autenticar utilizando uma das seguintes opções:
• Método principal escolhido;
• E-mail do usuário, através do qual um código será enviado;
• Código de recuperação, fornecido durante a configuração. (É crucial salvar o código de recuperação em um local seguro e de fácil lembrança.)
Importante!
Em caso de perda do número de celular cadastrado ou problemas com as configurações de autenticação no navegador, será necessário refazer a configuração da MFA utilizando o código de recuperação.
Senha incorreta
Se você está com problemas para acessar o ONVIO e recebeu a mensagem
"Verifique se seu e-mail e senha estão corretos", clique em
"Redefinir sua senha" para configurar uma nova senha. Em caso de dúvidas,
clique aqui.