Como deduzir o IR e CSLL pago em meses anteriores, apurados antes das deduções?

Nessa solução veremos quais as possibilidades  de configuração para deduzir no cálculo valor de Imposto de renda e Contribuição Social pago em meses anteriores.
 
PARÂMETROS
1 - Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS. Na guia GERAL subguia CÁLCULO verifique se o tipo de cálculo selecionado é igual a Anual/ Balanço de Redução e Suspensão.
2 - Ainda nos parâmetros clique na subguia OPÇÕES e no campo DEDUÇÃO IR e CSLL PAGO EM MESES ANTERIORES observe que há três opções para que possa decidir qual delas selecionar abaixo indicaremos quais são elas e qual a diferença entre elas.
 
  • Considerar o valor final a recolher: imposto a recolher (Valor Devido - Deduções - Incentivos Fiscais)
  • Considerar o valor apurado antes das deduções e incentivos fiscais: Valor devido (Lucro Real x Alíquota)
  • Considerar o valor apurado antes das deduções: Valor Devido - Incentivos Fiscais
Sendo que a diferença entre essas opções é qual o valor apresentado no cálculo das competências anteriores é que será considerado como pago nas próximas competências daquele exercício.
 
 O que for selecionado neste campo, será considerado também para os cálculos dos valores pagos em meses anteriores do Lucro Real e Estimado.
 
 
LANÇAMENTO DE DEDUÇÕES  – LUCRO REAL
3 - No menu MOVIMENTOS, opção LANÇAMENTOS DA CSLL, na opção LUCRO REAL clique em DEDUÇÕES e informe a competência que deseja realizar o lançamento, clique no botão [Incluir] e realize o lançamento conforme necessidade.
 
A coluna PAGO EM MESES ANTERIORES é preenchida com o valor encontrado com base na consideração que informamos no item 2 e não possibilita alteração nessa coluna caso nos parâmetros na guia GERAL, subguia Opções esteja selecionada a opção [x] Deduzir automaticamente no cálculo os valores apurados em meses anteriores.
 
 Após realizar a o lançamento e/ou alteração clique no botão [Gravar].
 
4 -  No menu MOVIMENTOS, opção LANÇAMENTOS DA IRPJ, na opção LUCRO REAL clique em DEDUÇÕES e informe a competência que deseja realizar o lançamento, clique no botão [Incluir] e realize o lançamento conforme necessidade.
 
A coluna PAGO EM MESES ANTERIORES é preenchida com o valor encontrado com base na consideração que informamos no item 2 e não possibilita alteração nessa coluna caso nos parâmetros na guia GERAL, subguia Opções esteja selecionada a opção [x] Deduzir automaticamente no cálculo os valores apurados em meses anteriores.
 
 Após realizar a o lançamento e/ou alteração clique no botão [Gravar].
 
CÁLCULO
5 - Acesse o menu MOVIMENTOS, clique em CALCULAR informe o período e clique no botão [Calcular]. Confira o cálculo com a intenção de avaliar se o resultado considerado foi demonstrado conforme a necessidade.
 
Para o SPED ECF basta que o cálculo considere essa informação e no módulo Contabilidade seja importada no botão [Outros dados] da tela de geração do informativo.
Caso queira maiores detalhes a respeito dessa informação com relação ao SPED ECF, por gentileza, consulte as soluções relacionadas.

null

Marcar todos como lidos