Erro SPED ECF - Registro J050: ‘Não foi encontrada nenhuma conta referencial (J051) cadastrada para esta conta contábil.’

 
  • Causa:
Esse erro ocorre quando alguma conta contábil está sem vinculo com a conta referencial, sendo que a conta referencial é obrigatória na emissão do SPED ECF. Esse problema também vai acontecer quando o arquivo do ECD recuperado dentro da ECF não possuir vínculo com o plano de contas referencial, ou seja, o arquivo do SPED ECD foi gerado com a opção 'Não gerar o registro I051 com o Plano de Contas Referencial' marcada nos Outros Dados.
 
  • Solução 1 - SPED ECD gerado sem o plano de contas referencial (Sem o registro I051):
Nesse caso o erro será apresentado após a recuperação do SPED ECD dentro do SPED ECF. Para corrigir, será necessário importar novamente o SPED ECF sobrescrevendo o blocos J.
 
1 - Após ter importado o SPED ECF, e recuperado o SPED ECD, importe o arquivo do SPED ECF novamente;
2 - Na janela Importação por Blocos > Blocos a importar, selecione a opção 'Sobrescrever' na linha 'Bloco J - Plano de Contas e Mapeamento';
 
 
3 - Clique no botão [OK] para sobrescrever o bloco J;
 
OBS: Ao realizar este procedimento, será importado novamente o Bloco J do SPED ECF, que possuí as contas referenciais.
 
4 - Efetue a validação do arquivo e avalie o resultado.
 
Informações Complementares
 O procedimento sugerido está previsto no Manual do SPED ECF Leiaute 8, na página 14, tópico '1.6. Recuperação de ECD Sem Mapeamento para o Plano Referencial';
 
  • Solução 2 - Quando alguma conta contábil está sem referencial:
Nesse caso o erro será apresentado porque foi esquecido de incluir a conta referencial em alguma conta contábil.
 
1 - No Sistema, vincule as contas contábeis que apresentaram erros ao plano referencial, realize a inicialização dos saldos e gere os lançamentos (se houver). Para saber mais sobre vínculos do plano referencial ao plano de contas ‘Clique aqui’.
 
OBS: Se vincular apenas as contas contábeis com movimento ao plano referencial, deve gerar o informativo apenas das contas com movimento.
 
2 - No menu Relatórios > Informativos > SPED ECF;
3 - Informe a competência do informativo e clique no botão [Outros Dados];
4 - Na guia Geral > Opções, avalie a necessidade de selecionar ‘[x] Gerar somente contas contábeis com movimento’ e '[x] Gerar somente tabelas e contas referenciais com movimento';
 
 
OBS: Deve marcar estas opções caso tenha vinculado apenas as contas contábeis com movimento no plano referencial. Caso não selecione as opções, o sistema vai gerar no registro ‘J050 - Plano de Contas do Contribuinte’ todas as contas contábeis do seu plano e ao importar no PVA vai acarretar o erro destacado no título desta solução nas contas sem movimento, pois não foi gerado o registro ‘J051 – Plano de Contas Referencial’ por não estarem vinculadas ao plano referencial.
 
5 - Clique no botão [OK] para salvar as informações e no botão [OK] para gerar o arquivo. Após, no PVA, importe o arquivo e avalie o resultado.
 

null

Marcar todos como lidos