Como lançar nota fiscal de serviço prestado com ISS Retido e deduzir valor do Simples Nacional?

Esta solução é destinada a empresas do Simples Nacional que prestam serviços com ISS retido, onde a retenção e o recolhimento são de responsabilidade do tomador. Nesses casos, é necessário deduzir o ISS retido na apuração do Simples Nacional. Para configurar, siga os passos abaixo:
 
Parâmetros
1. Acesse o menu Controle > Parâmetros;
2. Se necessário, crie uma [Nova Vigência] para o período;
3. Na guia Geral > Impostos, inclua os impostos '44-Simples Nacional' e '18-ISS Retido';
 
 
4. Na guia Geral > Federal > Geral, no campo Regime, selecione 'Microempresa' ou 'Empresa de Pequeno Porte';
5. Na guia Geral > Federal > Opções, marque a opção '[x] Optante Simples Nacional';
6. Na guia Geral > Federal > Simples Nacional > Geral, no quadro Atividades, selecione as atividades de serviço da empresa conforme o anexo;
 
 
7. Clique no botão [Gravar] para salvar.
 
Acumulador
Para calcular o ISS Retido no Simples Nacional, é necessário que o Anexo, Seção e Tabela configurados no acumulador indiquem a existência de retenção do ISS, conforme abaixo:
 
1. Acesse o menu Arquivos > Acumuladores;
2. Verifique se você já possui um acumulador para a operação. Caso não, clique em [Novo] e cadastre-o;
3. Na guia Geral, marque as opções '[x] Faturamento' e '[x] Receita Bruta';
4. Na guia Impostos, inclua os impostos '44-Simples Nacional' e '18-ISS Retido';
5. Na linha do imposto '44-Simples Nacional', clique no botão '[...]' na coluna Definições;
6. No quadro Tipo de Receita, selecione o Anexo, Seção e Tabela que indica retenção do ISS;
 
 
7. Configure as demais guias e clique em [Gravar] para concluir.
 
Lançamento da Nota Fiscal
1. Acesse o menu Movimentos > Serviços ou Movimentos > Saídas;
2. Faça o lançamento do documento fiscal de prestação de serviços com o acumulador configurado anteriormente;
3. Na linha do imposto '18-ISS Retido', informe o percentual de retenção; o sistema calculará automaticamente o valor do ISS Retido no campo Valor Imposto;
 
 
4. Na guia Parcelas, o valor do ISS Retido será deduzido do contas a receber, pois a empresa prestadora do serviço receberá o valor líquido dos impostos;
 
 
5. Clique em [Gravar] para salvar.
 
Apuração
1. Acesse o menu Movimentos > Apuração e apure o período;
2. Observe os valores calculados para o Simples Nacional:
 
 
3. Clique no ícone de calculadora ao lado do valor a recolher do Simples Nacional para emitir o relatório do cálculo do imposto. O relatório será gerado conforme o exemplo abaixo:
4. Confirme que o ISS não foi apurado no Simples Nacional, pois foi retido pelo tomador do serviço.
 

Marcar todos como lidos