A partir da competência de janeiro de 2025, os tributos federais serão declarados por meio do novo Módulo de Inclusão de Tributos (MIT) e confessados na DCTFWeb, que substituirá a DCTF Mensal. Impostos como PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IPI IOF, RET e CIDE, que anteriormente eram declarados na DCTF Mensal, agora farão parte da apuração dos tributos federais. Portanto, para configurar a integração contábil dos tributos federais a recolher, consolidando todos os tributos da DCTFWeb apurados, em uma única conta contábil, siga os passos abaixo:
Impostos
No cadastro dos impostos é necessário configurar as contas do imposto a recolher, conforme abaixo:
1 - Acesse o menu Arquivos > Impostos;
2 - Localize o cadastro do imposto retido que deseja configurar, nesse exemplo vamos mostrar o 16-IRRF, mas esse procedimento deve ser feito para todos os demais que são levados também a DCTFWeb;
3 - Na guia Contabilidade, caso necessário e habilitado, selecione a opção '[x] Gera lançamentos contábeis por nota';
4 - Na guia Contabilidade > Geral, no quadro Imposto a recolher, informe a Conta e Histórico, conforme abaixo:
5 - Clique no botão [Gravar].
Configuração Tributos Federais
Após configurar os impostos, é necessário configurar a conta dos tributos federais a recolher, que será a conta onde os valores serão unificados, conforme abaixo:
1 - Acesse o menu Arquivos > Configurar Integração Contábil dos Tributos Federais;
2 - Defina a vigência de configuração, e no quadro Contas contábeis, informe as contas contábeis de Tributos federais a recolher e Tributos federais a compensar;
3 - Não é necessário marcar a opção '[ ] Contabilizar de forma agrupada conforme apuração dos Tributos federais' na guia Tributos, e nem informar as contas para cada um de forma separada, pois o sistema já vai entender e utilizar as próprias contas configuradas no cadastro dos impostos para fazer o lançamento de transferência;
4 - Na guia Pagamento, é importante configurar a conta de Caixa/Banco e o Histórico que serão utilizados para o lançamento da baixa dos tributos federais a recolher. Defina também as contas para contabilização dos Juros e Multas caso necessário:
5 - Clique no botão [Gravar].
Lançamento Aquisição de serviço com retenção
No lançamento da nota as retenções serão contabilizadas nas contas separadas. A transferência para a conta única será feita apenas na integração contábil. No exemplo abaixo, temos um retenção de R$ 1.500,00 de IRRF e R$ 4.650,00 de CRF, sendo que na guia contabilidade os valores estarão contabilizados conforme abaixo:
Apuração
Antes de gerar a integração contábil é importante fazer a apuração do período e também a apuração dos tributos federais, conforme abaixo:
1 - Acesse o menu Movimentos > Apuração;
2 - Defina o Período Inicial e Final de apuração e marque a opção '[x] Realizar apuração de Tributos federais'
3 - Clique no botão [Processa período];
4 - Após concluir a apuração, será apresentado mensagem para executar também a apuração dos tributos federais, clique no botão [Sim].
Integração Contábil
A consolidação dos valores a recolher na conta unificada será feita na integração contábil, conforme abaixo:
1 - Acesse o menu Movimentos > Integração Contábil;
2 - Defina o Período de integração e selecione a opção '[x] Gerar integração contábil dos Tributos federais';
3 - Clique no botão [OK] e verifique os lançamentos que serão gerados:
4 - Após conferir os valores, clique no botão [Gravar];
5 - No módulo de Contabilidade, ao emitir o balancete, certifique-se de que os valores estejam consolidados na conta de tributos federais a recolher. Neste caso específico, uma nota de saída foi lançada com tributação de PIS e COFINS. Avalie as informações abaixo: