Como contabilizar baixa dos tributos federais DCTFWeb?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

A partir da competência de janeiro de 2025, os tributos federais como PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IPI, IOF, RET e CIDE anteriormente declarados na DCTF Mensal, serão declarados no novo Módulo de Inclusão de Tributos (MIT) e confessados na DCTFWeb, substituindo a DCTF Mensal (PGD). Com a implementação do MIT, os vencimentos dos tributos permanecerão os mesmos, porém em uma única DCTFWeb pode apresentar até três datas de vencimento distintas, como 20, 25 e 30, sendo utilizada a baixa parcial dos tributos para pagamento no sistema.
 
Para baixar e contabilizar os tributos federais, siga os passos abaixo:
 
1 - Acesse o menu Movimentos > Pagamentos de impostos > Calculados pelo sistema;
2 - No quadro Período, informe a competência ou o vencimento do pagamento que será realizado;
3 - Defina a Situação do imposto e clique no botão [Buscar];
4 - Selecione o imposto 'Tributos federais' em aberto e clique no botão [Pagar];
5 - No quadro Imposto, clique no botão [Novo] e preencha os campos conforme a guia paga;
6 - Para baixar os tributos federais com datas de vencimento distintas, basta clicar novamente no botão [Incluir] e preencher a linha conforme o pagamento do tributo;
7 - Por fim, clique no botão [Gravar]
 
Informações complementares
• O pagamento dos tributos federais somente estará disponível quando nós parâmetros estiver marcado a opção '[x] Efetuar o cálculo dos Tributos Federais conforme DCTFWeb';
• A partir de Janeiro/2024, os eventos da Série R-4000 da EFD REINF passam a entrar na DCTFWeb também, dessa forma os valores das retenções de IR e Contribuições também passam a ser recolhidos na guia DARF Unificada da DCTFWeb.

Marcar todos como lidos