Como enviar o EFD REINF de Matriz e Filial?

Para enviar o EFD REINF das empresas Matriz e Filial, é importante considerar que o sistema Domínio utiliza o CNPJ registrado no cadastro de cada empresa para identificação. Quando os CNPJs raiz forem iguais, o sistema reconhecerá as empresas como Matriz e Filial. No caso do CNPJ da loja ser '0001', o sistema interpretará essa empresa como sendo a Matriz.
 
Mesmo que uma das empresas do grupo cadastradas no sistema não possuam a marcação de '[x] Gera EFD-Reinf', o sistema compreende que se há essa parametrização em uma delas, as empresas geram o EFD Reinf e assim as Naturezas de Rendimentos e outros cadastros ficaram disponíveis em todas as empresas do grupo. 
 
 
Quando as empresas Matriz e Filial estiverem ambas cadastradas no sistema Domínio, a configuração para envio do EFD REINF deverá ser realizada apenas na empresa Matriz, assim como a entrega será somente pela empresa Matriz, porém os lançamentos das Filiais cadastradas também serão enviados na entrega da Matriz, conforme abaixo:
 
1 - Na empresa Matriz, acesse o menu Controle > Parâmetros;
2 - Na guia Personaliza > Informativos Federais > SPED, marque a opção '[x] Gera EFD-Reinf';
3 - No campo Tipo de ambiente, informe que deseja enviar o EFD REINF para o ambiente de Teste ou de Produção;
4 - No quadro Dados do certificado digital, marque se deseja utilizar o certificado digital da própria empresa, ou do contador com procuração;
 
OBS: Se você marcar 'Utilizar certificado digital da própria empresa', então será necessário informar o certificado digital da empresa no menu Controle > Empresa, guia Certificado Digital. Se você marcar a opção 'Utilizar certificado digital do contador (com procuração)', então será necessário informar o certificado digital do contador no menu Controle > Contadores, guia Certificado Digital, e será necessário cadastrar uma procuração no eCac para o CPF do contador em questão.
 
 
5 - Clique no botão [Gravar], para gravar os Parâmetros da empresa Matriz;
6 - Na empresa Filial, não marque a opção  '[ ] Gera EFD-Reinf' nos Parâmetros. Deixe essa opção desmarcada nos Parâmetros das empresas Filiais;
7 - Faça os lançamentos e apurações normalmente, tanto na empresa Matriz quanto nas Filiais. Caso tenha dúvidas sobre como fazer os lançamentos para gerar o EFD REINF, clique aqui e veja todos os eventos enviados e como deve ser o lançamento para envio;
8 - Na empresa Matriz, acesse o menu Relatórios > Informativos > Federais > EFD-Reinf > Enviar Arquivos;
9 - No quadro Competência, informe o mês e ano que deseja enviar;
10 - No quadro Entrada dos arquivos, selecione a forma de entrega;
 
OBS: Caso selecionado a opção 'Somente eventos selecionados', será necessário clicar no botão [Eventos...], para selecionar quais os eventos você deseja enviar.
 
11 - Clique no botão [Outros Dados], e preencha as informações que serão utilizadas para envio do evento R-1000 de cadastro do contribuinte;
12 - Clique no botão [Enviar], e após veja na tela de consulta envios que foram enviados os eventos da Matriz e Filiais, conforme abaixo:
 
 
Importante!
Também é possível realizar o envio dos eventos da série R-4000 de forma descentralizada, por empresa. Para saber mais, clique aqui!
 
Quando apenas as Filiais estiverem cadastradas no sistema Domínio, e a empresa Matriz for de responsabilidade de outro escritório de contabilidade, você terá de enviar apenas os eventos relacionados a empresa Filial, e os eventos gerais como por exemplo o R-1000 devem ser enviados pela Matriz, que é de responsabilidade de outro contador.
 
1 - Nas empresas Filiais, acesse o menu Controle > Parâmetros;
2 - Na guia Personaliza > Informativos Federais > SPED, marque a opção '[X] Gera EFD-Reinf';
3 - No campo Tipo de ambiente, informe que deseja enviar o EFD REINF para o ambiente de Teste ou de Produção;
4 - No quadro Dados do certificado digital, marque se deseja utilizar o certificado digital da própria empresa, ou do contador com procuração;
 
OBS: Se você marcar 'Utilizar certificado digital da própria empresa', então será necessário informar o certificado digital da empresa no menu Controle > Empresa, guia Certificado Digital. Se você marcar a opção 'Utilizar certificado digital do contador (com procuração)', então será necessário informar o certificado digital do contador no menu Controle > Contadores, guia Certificado Digital, e será necessário cadastrar uma procuração no eCac para o CPF do contador em questão.
 
 
5 - Clique no botão [Gravar], para gravar os Parâmetros da empresa Filial;
6 - Faça os lançamentos e apurações normalmente. Caso tenha dúvidas sobre como fazer os lançamentos para gerar o EFD REINF, clique aqui e veja todos os eventos enviados e como deve ser o lançamento para envio;
7 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > Federais > EFD-Reinf > Enviar Arquivos;
8 - No quadro Competência, informe o mês e ano que deseja enviar;
9 - No quadro Entrada dos arquivos, selecione a opção 'Somente eventos selecionados', e clique no botão [Eventos...];
10 - Na janela de seleção dos eventos, não selecione o evento R-1000, porque esse evento deve ser entregue apenas pela Matriz. Porém você poderá selecionar todos os demais eventos periódicos, para enviar as informações das empresas Filiais;
11 - Clique no botão [Enviar], e após veja na tela de consulta envios que foram enviados os eventos da Filial, conforme abaixo:
 
 
Quando a empresa é Matriz porém com a loja no CNPJ diferente de 0001, então será necessário cadastrar duas empresas, uma com o CNPJ verdadeiro da empresa e outra com o CNPJ com loja 0001, mesmo que essa empresa não exista de fato. Com isso você irá configurar essa empresa que você cadastrou com CNPJ 0001 e irá fazer as transmissões de todos os eventos por ela, seguindo o procedimento indicado na Situação 1 dessa solução.

Marcar todos como lidos