Para importar e conferir o valor da folha de pagamento para cálculo do Fator R, siga os passos a seguir.
	
		 
	
		
			1 - Acesse o menu Movimentos > Outros > Simples Nacional > Valor da Folha;
		
			2 - No campo Período, informe o período de apuração;
		
			3 - No quadro Valor da Folha selecione a opção de importação desejada;
		
			4 - Selecione a opção '[x] Considerar os valores de INSS/CPP apurados dentro do Simples Nacional' para considerar a contribuição patronal previdenciária da guia DAS;
		
			5 - Clique no botão [Importar] e depois no botão [Gravar] para concluir o processo.
		
			 
		
			Ao selecionar a opção do quadro Valor da Folha, considere o seguinte:
	 
 
	
	
		• Serão importados os valores apurados no módulo Folha para a competência de pagamento, independentemente do pagamento real. Por exemplo, para 01/2025, importará o valor apurado em 12/2024, cuja competência de pagamento é 01/2025.
	
		
			• O valor importado será o montante do Salário + FGTS + INSS Patronal.
		
			 
		
		
			 
	 
	
	
		• Serão importados os valores apurados e pagos do módulo Folha na competência. Por exemplo, para o mês 01/2025 irá importar o valor pago no módulo Folha em 01/2025.
	
		• Os valores importados serão configuráveis. Para configurá-los, clique no botão '[...] Reticências' ao lado da opção '[x] Importar os valores efetivamente pagos no período' e marque as opções que deseja importar do módulo Folha.
	
		• Para importar o valor do IRRF da folha, clique no botão ' [...] Reticências' ao lado de '[x]Tributos Federais', e selecione 'Importar o IRRF Folha'.
	
 
	
		
			Importante!
		
			Ao selecionar a opção '[x] Considerar os valores de INSS/CPP apurados no Simples Nacional', será importado o INSS do DAS, somando-o ao valor da Folha do período.
		
			 
		
			Como a empresa é do Simples Nacional, o INSS Patronal não é calculado no módulo Folha. No entanto, ao importar valores da Folha dos últimos 12 meses, pode haver períodos em que a empresa estava no Regime Normal, resultando na importação do INSS Patronal.