Erro P200 SPED ECF: 'Total das receitas brutas informadas (P200(2) + P200(4) + P200(6) + P200(8) + P200(9) + P300(16)) diferente da receita calculada [P150("3.01.01.01.01")-P150("3.01.01.01.02.01")-P150("3.01.01.01.02.02")].'

  • Causa
O erro ocorre quando possui diferença entre o P150 - DRE, e P200 - Apuração IRPJ, localizado no botão Outros Dados da tela de geração da ECF, onde primeiramente deve ser avaliado em quais dos registros o valor está incorreto. As principais causas são:
 
Valor incorreto no registro P150 pode ocorrer quando:
 
Valor incorreto no registro P200 pode ocorrer quando:
 
  • Solução
O DRE referencial demonstrado no P150 é gerado por meio do vínculo da conta referencial nas contas de resultado, e tais valores são comparados com o P200, visto que as Devoluções, Descontos e Abatimentos (ICMS ST e IPI) são deduzidos da base de cálculo do IRPJ demonstrada no P200, logo, quando o vínculo é realizado com a conta referencial incorreta, a dedução não ocorre, gerando a divergência.
 
Localizando as Contas Contábeis 
1 - Acesse o menu Relatórios > Balancete, e realize a emissão do período com erro; 
2 - Avalie o código das contas de ReceitaDevoluções e Descontos (caso tenha) utilizadas no período.
3 - Acesse o menu Arquivos > Contas Contábeis, e localize as contas;
4 - Na guia Planos Referenciais, avalie se consta com a conta referencial correta, conforme relação de grupos/contas consideradas pelo PVA, sendo as contas do grupo '3.01.01.01.01 - RECEITA BRUTA', e as contas '3.01.01.01.02.01 - (-) Vendas Canceladas e Devoluções de Vendas' ou '3.01.01.01.02.02 - (-) Descontos Incondicionais e Abatimentos';
5 - Caso a conta referencial vinculada não seja uma das apresentadas acima, será necessário a exclusão dos lançamentos referenciais, para o ajuste das contas. 
 
Exclusão dos Lançamentos Referenciais
1 - Acesse o menu Utilitários > Exclusão > Contas Referenciais e Lançamentos Referenciais do SPED ECF;
2 - No quadro Período para Exclusão dos Lançamentos Referencias, quando habilitado, informe a data inicial e final que o sistema irá considerar para exclusão dos planos;
3 - No quadro Forma de Exclusão, selecione a opção:
 
• [x] Definir contas contábeis que terão suas contas referenciais e lançamentos referenciais excluídos: para excluir apenas das contas contábeis informadas.
 
 
4 - No quadro Contas, clique no botão [Incluir] e preencha as contas contábeis que terão o vínculo referencial e os lançamentos referenciais excluídos;
5 - Clique no botão [OK] para concluir.
 
Ajuste das Contas 
1 - Acesse o menu Arquivos > Contas Contábeis
2 - Localize as Contas Contábeis avaliadas anteriormente; 
3 - Na guia Plano Referenciais, clique no botão [Incluir], e informe a conta referencial correta;
 
 
4 - Clique no botão [Gravar].
 
Geração dos Lançamentos Referenciais
1 - Acesse o menu Utilitários > Ajustes de Lançamentos para SPED ECF, para a geração dos lançamentos referenciais. Caso possua dúvidas, clique aqui!
 
Importante!
• Caso você deduza o ICMS ST e o IPI da base de cálculo do IRPJ, então as contas de despesa de IPI e ICMS ST também devem estar mapeadas na conta referencial correta, que será no caso a '3.01.01.01.02.02 - (-) Descontos Incondicionais e Abatimentos'.
 
Os valores apresentados no P150 estão relacionados aos lançamentos contabilizados do módulo Escrita Fiscal para o módulo Contabilidade, já os valores demonstrados no P200 são importados diretamente da Escrita Fiscal, ou seja, quando ocorre a falta da contabilização de vendas/prestações de serviço, ou devoluções, é gerado divergência entre os valores apresentados no módulo Contabilidade, com os lançamentos da Escrita Fiscal, gerando também divergência entre ambos os registros.
 
Conferindo os valores no módulo Contabilidade
1 - Acesse o menu Relatórios > Balancete, e realize a emissão do período com erro;
2 - Avalie os valores apresentados para as contas de Receita e Devoluções (caso tenha).
 
 
Conferindo os valores no módulo Escrita Fiscal
1 - Acesse o menu Relatórios > Acompanhamentos > Resumo por Acumulador, e realize a emissão do período com erro;
2 - Avalie os valores lançados para os acumuladores de Venda ou Prestação de Serviço, e Devoluções de Venda (caso tenha); 
 
 
3 - Avalie se os valores apresentados batem com os valores contabilizados para o módulo Contabilidade;
4 - Caso possua divergência de valores, acesse o menu Arquivos > Acumuladores, e na guia Contabilidade > Notas, informe ou ajuste com as contas contábeis utilizadas;
 
 
5 - Após, acesse o menu Utilitários e regere os lançamentos contábeis. Caso possua dúvidas, clique aqui!
6 - Volte ao módulo Contabilidade, avalie os valores gerados por meio do Balancete, gere um novo arquivo do SPED Contábil e avalie o resultado.
 
O lançamento do custo da mercadoria/produto vendido pode ser realizado por meio de um lançamento manual, ou, por meio da apuração do CMV no módulo Contabilidade, porém, quando contabilizado de forma incorreta, ou quando utilizado uma conta referencial incorreta, gera divergências entre o P150 e P200.
 
Avaliando o Lançamento Contábil
1 - Acesse o menu Relatórios > Balancete, e realize a emissão do período com erro;
2 - Avalie se a empresa consta com valor na conta de Custo da Mercadoria Vendida;
 
 
3 - Caso não, prossiga com os passos a seguir.
 
Opção 1 - Lançamento do CMV manual
1 - Caso necessário, acesse o menu Movimentos > Lançamentos, e realize o lançamento contábil; ou
 
 
Opção 2 - Apuração e Contabilização do CMV 
Para apurar o Custo da Mercadoria Vendida, e após, realizar a contabilização do mesmo, acesse:
 
1 - O menu Utilitários > Apuração do Custo da Mercadoria Vendida - CMV, e realize a apuração e contabilização do custo. Caso possua dúvidas, clique aqui! 
 
Avaliando a Conta Referencial
1 - Acesse o menu Arquivos > Contas Contábeis, e localize a conta analítica do CMV;
2 - Na guia Planos Referenciais, vincule a conta '3.01.01.03.01.02 - (-) Custo das Mercadorias Revendidas';
 
 
3 - Clique no botão [Gravar], e regere os lançamentos referenciais via menu Utilitários. Caso possua dúvidas, clique aqui!
 
Importante!
• Para as empresas de revenda de veículos usados, que possuem os CNAEs 4511-1/02, 4511-1/03 ou 4511-1/04, a validação feita pelo PGE do SPED ECF é um pouco diferente, pois nesses casos a conta referencial '3.01.01.03.01.02 - (-) Custo das Mercadorias Revendidas' também será considerada. Como o valor do custo de aquisição do veículo será deduzido da receita de vendas para o cálculo do IR, então a conta contábil de 'CMV - Custos das Mercadorias Vendidas', que terá o custo de aquisição do veículo registrado na contabilidade, deverá estar vinculada a conta referencial '3.01.01.03.01.02 - (-) Custo das Mercadorias Revendidas'. Então caso a sua empresa seja de revenda de veículos usados, confirme se está utilizando um dos CNAEs indicados nesse tópico, e confira se a conta de CMV está referenciada na conta referencial correta;
• Caso já possua lançamentos em outra conta referencial vinculada a conta contábil, será necessário a transferência desses lançamentos referenciais, para após, conseguir concluir a alteração da conta referencial. Caso possua dúvidas, clique aqui!
 
Quando utilizado uma presunção incorreta para o cálculo do IRPJ, os valores da receita bruta não são importados no P200, gerando o erro. 
 
Conferindo a presunção no módulo Escrita Fiscal
1 - Acesse o menu Relatórios > Acompanhamentos > Resumo por Acumulador, e realize a emissão do período com erro;
2 - Avalie os acumuladores de Venda de Mercadoria e Prestação de Serviço utilizados;
3 - Acesse o menu Arquivos > Acumuladores, e localize os acumuladores;
4 - Na guia Impostos, ajuste a presunção informada para o imposto 7 - IRPJ, seguindo como base as presunções disponíveis no próprio validador do SPED Contábil, sendo: 1,6%, 8%, 16%, 32% ou 38,4%.
 
 
5 - Acesse o menu Movimentos > Apuração, e apure o período/trimestre.
 
Importando o valor no P200
No módulo Contabilidade:
1 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > SPED Contábil, clique no botão [Outros Dados], na guia Presumido, importe os valores e avalie o resultado.
 
Em regra, ao apurar o CMV no módulo contabilidade, o valor do ICMS automaticamente já é desconsiderado no cálculo do custo, pois de fato não se trata de um custo do produto, porém, no módulo Escrita fiscal, para ser desconsiderado do custo de aquisição, é necessário a configuração nos Parâmetros da empresa. Quando tal configuração não é realizada, é gerado divergência entre o custo contabilizado (P150) e o custo cálculo na Escrita (P200), ocasionando o erro.
 
Configurando Dedução de ICMS no Custo de Aquisição
No módulo Escrita Fiscal:
1 - Acesse o menu Controle > Parâmetros
2 - Na guia Federal > IRPJ/CSLL, selecione a opção '[x] Deduzir o valor de ICMS do custo da aquisição de veículos usados';
 
 
3 - Apure o período, realize a emissão do Demonstrativo de Veículos Usados, e avalie que o valor do Custo de Aquisição será alterado.
 
Importando o valor no P200
No módulo Contabilidade:
1 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > SPED Contábil, clique no botão [Outros Dados], na guia Presumido, importe os valores e avalie o resultado.
 
O mesmo erro também pode ser gerado no registro P400, referente a CSLL. Neste caso, acesse o tópico Soluções Relacionadas.

Marcar todos como lidos