Mensagem na emissão da Guia IRRF: 'Sem dados para emitir'

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

  • Causa
Quando a competência informada na emissão da guia IRRF, no quadro DADOS DA GUIA, for diferente da competência calculada, ou seja, na competência de emissão não há valores calculados conforme o Fato gerador, data de pagamento.
 
  • Solução
1 - Acesse o menu UTILITÁRIOS, submenu CONSULTAS, clique na opção RECIBOS;
1.1 - No campo EMPREGADO, informe o código do empregado;
1.2 - No campo COMPETÊNCIA, informe a competência do cálculo;
1.3 - No campo TIPO DE CÁLCULO, selecione o tipo de cálculo;
1.4 - Veja que será demonstrada a folha de pagamento do empregado, o valor calculado para o imposto de renda;
1.5 - Avalie se a DATA DO PAGAMENTO, corresponde a data de emissão da guia.
 
2 - Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu ENCARGOS, clique na opção IRRF;
2.1 - No quadro COMPETÊNCIA DE PAGAMENTO, nos campos DATA INICIAL e DATA FINAL, informe a data inicial e a data final da competência do pagamento da folha;
 
OBS: No quadro COMPETÊNCIA DE PAGAMENTO, deve ser informada a competência do pagamento da folha. Exemplo: a folha com competência 04/2020 tem data de pagamento em 05/2020, assim, deverá ser informado o mês 05/2020, pois refere-se ao pagamento da folha e não a competência do cálculo.
 
2.2 - Clique no botão [OK];
2.3 - Note que no relatório, na coluna VALOR IRRF, o sistema demonstra o valor do IR.
 
OBS: Com o relatório emitido, você poderá verificar quais as folhas estão sendo utilizadas para cálculo do IRRF, bem como o valor de abatimento e dependentes.
Lembre-se que o fator gerador do IRRF é o pagamento.
Dessa forma, se houver mais de uma folha paga dentro do mesmo mês, estas serão somadas gerando um valor total de base de cálculo.
Folhas de adiantamento, folhas complementares e folhas mensais podem ser somadas se o pagamento for efetuado dentro da mesma competência.
 
3 - Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu GUIAS, clique na opção IRRF;
3.1 - No quadro PERIODICIDADE, informe a competência do pagamento da folha;
3.2 - Clique no botão [OK].
 
Importante
A emissão da guia DARF do IRRF é centralizada na empresa Matriz, mas para emissão da guia IRRF deverá ser observado o FATO GERADOR da retenção, que é a DATA DE PAGAMENTO da folha e não a competência de cálculo.  
 
OBS: No cálculo das Férias, para a emissão da guia IRRF, será necessário avaliar também a competência do pagamento, e não a competência do cálculo de gozo de férias.
 
OBS: Quando estiverem cadastradas mais de uma empresa com o mesmo CNPJ da Matriz, poderá ocorrer problemas na emissão da guia, pois o cálculo é centralizado. Para solucionar, acesse o cadastro da empresa, e avalie se existem outras empresas cadastradas com o mesmo CNPJ, caso existam, corrija o erro, e realize a emissão da guia novamente.
 
OBS: Quando a data de pagamento informada for diferente da data calculada pelo sistema, o sistema emitirá a mensagem, nesse caso, acesse o menu UTILITÁRIOS, clique na opção ACERTO DATA DE PAGAMENTO, e realize a alteração desejada.
 

null

Marcar todos como lidos