Valores incorretos ou não importados, o que verificar?
Os valores do N500 podem ficar em branco após a importação por diversos motivos. Verifique cada item abaixo até resolver o problema:
1. Confira se o cálculo do Ajuste Anual foi realizado no módulo LALUR.
O sistema só considera o cálculo anual encerrado após a execução do Ajuste Anual no LALUR. Mesmo com cálculos mensais realizados, sem o Ajuste Anual os dados não são importados para os registros M300, M350 e N500. No módulo LALUR, acesse o menu Utilitários > Consulta Cálculo e confirme se o Ajuste Anual foi calculado para o período da ECF. Se não foi, realize o cálculo e retorne à contabilidade para importar o registro N500 novamente.
2. Confira se Forma de determinação das estimativas mensais está configurada corretamente.
Nos Outros Dados, acesse a guia Parâmetros de Tributação e confira, mês a mês, a configuração do campo Forma de determinação das estimativas mensais. No módulo LALUR, acesse o menu Movimentos > Opção de Cálculo e verifique a opção em cada mês: 'Real' ou 'Estimado'. As opções devem estar de acordo com o informado nos Outros Dados da ECF: se 'Real', selecione 'B - Balanço/Balancete de Suspensão/Redução'; se 'Estimado', selecione 'E - Receita Bruta e Acréscimos'. Corrija as opções nos Outros Dados da ECF e reimporte o N500.