Veja os passos para contabilizar o crédito presumido das aquisições de empresas do Simples Nacional, tanto por nota quanto pelo valor total das aquisições.
No primeiro momento a empresa deve estar configurada para aquisições de empresas do Simples, para dúvidas, acesse o tópico de Soluções Relacionadas. Caso não contenha o seu estado, pesquise na central de soluções que você encontrará referente ao seu estado
IMPOSTOS
1 – Acesse o menu ARQUIVOS, clique em IMPOSTOS e localize o imposto ‘1 – ICMS’;
2 – Na guia CONTABILIDADE, no quadro CRÉDITO NA AQUISIÇÃO DE EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL, especifique no campo CONTA a conta contábil a qual será creditada, no campo HISTÓRICO preencha conforme a necessidade;
3 – Observe a opção ‘[X] Gera lançamentos contábeis por nota’:
Caso selecione: a cada nota lançada com o acumulador configurado para aquisições do simples e tendo o produto no lançamento, será contabilizado para determinada nota o valor do ICMS do Simples.
Se deixar desmarcada: será contabilizado o total apurado com os valores das aquisições, e deve fazer manualmente a integração.
Neste exemplo, vamos utilizar contabilizando por nota.
4 – A conta a debitar deve ser informada no quadro IMPOSTO A RECUPERAR;
5 – Avalie as demais informações e clique no botão [Gravar] para concluir.
ACUMULADOR
1 – Acesse o menu ARQUIVOS, clique em ACUMULADORES e localize um acumulador para a operação;
2 – Na guia CONTABILIDADE, subguia NOTAS, no quadro CRÉDITO NA AQUISIÇÃO DE EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL, também faça o preenchimento da conta contábil e historico.
LANÇAMENTOS
1 – Efetue os lançamentos, com produtos inclusos na guia ESTOQUE. Com isto a guia CONTABILIDADE será preenchida automaticamente com as contas contábeis informadas no cadastro do imposto ‘1 – ICMS’;
2 – Gravando as notas avalie o resultado nos Lançamentos dos modulo Contabilidade.
OBS: Caso não selecione a opção, as contas contábeis não serão demonstradas na guia CONTABILIDADE, deve ser feito a apuração do período, e posteriormente fazer a integração contábil.