Ao calcular o adiantamento salarial de um empregado que possui empréstimo crédito do trabalhador, o sistema fará automaticamente a provisão do valor proporcional ao adiantamento, limitado a 35% da remuneração disponível, para garantir que, na folha mensal, o empregado tenha saldo suficiente para descontar o empréstimo. Siga os passos abaixo:
1. Acesse o menu Processos > Empréstimo Consignado > Cadastro de Empréstimo;
2. Informe o Colaborador que possui empréstimo e clique no botão [Alterar];
3. No quadro Parcelas, é obrigatório que a parcela do mês esteja lançada. Se necessário, clique no botão [Incluir] e informe a Competência de Desconto e o Valor da parcela;
4. Na guia Configurações do Desconto, no quadro Folha Mensal:
-
a opção '[x] Provisionar o valor da parcela do empréstimo na Folha de Adiantamento' DEVE estar selecionada;
-
no campo Rubrica, deve estar informada a '9753 - PROVISÃO DESC. EMP. CRED. TRAB. ADIANT';
5. Clique no botão [Gravar];
6. Calcule a folha de adiantamento salarial e verifique no cálculo a rubrica '9753 - PROVISÃO DESC. EMP. CRED. TRAB. ADIANT', provisionando o valor proporcional ao adiantamento limitado a 35% da remuneração disponível;
7. Na folha mensal, será demonstrada a rubrica '9755 - ESTORNO PROVISÃO DESC. EMP. CRED. TRAB. ADIANT', com o mesmo valor descontado na folha de adiantamento.
OBS: Se você seguiu todas as orientações acima e a folha de adiantamento ainda não está considerando o provisionamento do empréstimo, verifique se a folha mensal da competência já foi calculada. Se estiver, exclua o cálculo da folha mensal e recalcule a folha de adiantamento.