Será automaticamente gerado o ajuste SP90090278 no SPED Fiscal quando realizado lançamento de nota de Entrada e de Saída utilizando acumulador sem o imposto '9-SUBTRI' e que a substituição tributária na condição de substituído esteja destacada na escrituração do documento.
OBS: Caso você realize a importação dos lançamentos, sugerimos avaliar a solução de como lançar a diferença entre o valor contábil e base de cálculo do ICMS e o valor de IPI e SIBTRI na linha do ICMS, disponível nas Soluções Relacionadas.
Para realizar o lançamento de uma Nota de Entrada com substituição tributária na condição de substituído siga os passos abaixo.
Acumulador de Entrada
1 - Acesse o menu Arquivos > Acumuladores e cadastre um acumulador de entrada;
2 - Na guia Impostos, informe o imposto '1-ICMS';
OBS: Para dúvidas sobre o cadastro de acumuladores, verifique as Soluções Relacionadas.
3 - Clique em [Gravar] para concluir;
Lançamento de Entrada
1 - No menu Movimentos > Entradas e realize lançamento da nota de entrada utilizando a acumulador configurado anteriormente.
2 - Na linha do ICMS informe os dados específicos desse imposto e na coluna Sub. Trib. deve ser informado o valor da substituição tributária na condição de substituído de acordo com o valor indicado para ICMS ST no quadro Totais utilizado para compor o valor total da nota.
OBS: É importante que a linha do ICMS seja informada corretamente evitando assim possíveis erros na entrega de informativos, ou seja, o valor contábil deve ser igual a base de cálculo de ICMS + valores de IPI e Sub. Trib. informados na linha do ICMS + Isentas + Outras.
3 - A guia Estoque deve ser informada e os campos destinados a substituição tributária devem ser alimentados de forma que os dados que constam no estoque sejam iguais aos que constam na capa da nota. Observe também se o valor contábil informado na capa da nota é o mesmo encontrado na guia Estoque.
4 - Após realizar a escrituração da nota clique em [Gravar]. Realize apuração e poderá gerar o SPED Fiscal para conferir que o registro C197 será gerado com o ajuste em questão.
Para realizar o lançamento de uma Nota de Saída com substituição tributária na condição de substituído siga os passos abaixo.
Acumulador de Saída
1 - Acesse o menu Arquivos > Acumuladores e cadastre um acumulador de Saída;
2 - Na guia Impostos, informe o imposto '1-ICMS';
OBS: Para acumuladores de saída, deve ser Incidir sobre: 'Faturamento' e 'Receita Bruta';
3 - Clique em [Gravar] para concluir;
Lançamento de Saída
1 - No menu Movimentos > Saídas e realize lançamento da nota de entrada utilizando a acumulador configurado anteriormente.
OBS: Na guia Estoque, realize o preenchimento com o produto desejado, diferentemente das notas de entrada, não há um campo específico para preencher.
2 - Após realizar a escrituração da nota clique em [Gravar]. Realize apuração e poderá gerar o SPED Fiscal para conferir que o registro C197 será gerado com o ajuste em questão.