Erro J150 SPED Contábil: ‘Somente código de aglutinação de linha totalizadora pode ser código de aglutinação de nível superior.'

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

Esse erro ocorre quando, na estrutura do DRE, uma linha totalizadora soma valores de outra linha totalizadora ou quando há grupos duplicados na DRE com a mesma descrição, mas códigos de aglutinação diferentes. Para resolver, analise cada situação até eliminar o problema.
 
Soma dos grupos incorreta
Nesse caso, configure os grupos totalizadores para que a soma dos grupos abaixo não inclua outros grupos totalizadores:
 
1. Acesse o menu Relatórios > Demonstrativos > DRE;
2. Clique em [Estrutura DRE];
3. Localize as linhas em que a coluna Operação está como 'Total' e a coluna Soma Grupos Abaixo está como 'Sim';
4. Na coluna Soma Grupos Abaixo, insira o número de grupos para evitar totalizar outros grupos com Operação 'Total', ou, se não for uma linha totalizadora, altere a coluna Operação para 'Contas';
5. Repita o processo em todas as linhas com Operação 'Total';
6. Clique em [Gravar] para salvar;
7. Gere novamente o arquivo SPED ECD, valide e verifique os resultados.
 
Grupos duplicados na estrutura
Se houver dois grupos com a mesma descrição, como 'Resultado antes do IR e CSLL', mas com códigos de aglutinação diferentes, o erro será apresentado. Nesse caso, exclua o grupo incorreto ou altere a sua descrição:
 
1. Acesse o menu Relatórios > Demonstrativos > DRE;
2. Clique em [Estrutura DRE];
3. Na coluna Descrição, verifique se existem descrições duplicadas;
4. Se houver, exclua ou altere a descrição conforme o código de aglutinação, garantindo que não haja duplicidade;
5. Clique em [OK] para salvar;
6. Gere novamente o arquivo SPED ECD, valide e verifique os resultados.
 
OBS: Devido ao erro mencionado, outros dois erros no J150, destacados nas Soluções Relacionadas, também serão gerados. A solução acima corrige todos os erros citados. Caso algum erro persista após seguir o passo a passo, consulte o tópico Soluções Relacionadas.

Marcar todos como lidos