Essa solução é exclusiva para empresas situadas no estado de São Paulo, nela você poderá realizar as configurações e considerações para cálculo do Imposto ICMS ST Transportes, além de definir a periodicidade de recolhimento para cada UF.
PARÂMETROS
1 – Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÃMETROS;
2 – Na guia GERAL, subguia IMPOSTOS, informe os tributos ‘1 – ICMS’ e ’69 – ICMS ST Transportes’;
3 – Clique no botão [Gravar].
CADASTRO DO IMPOSTO
1 – No menu ARQUIVOS, clique em IMPOSTOS e localize o imposto ’69 – ICMS ST Transportes’;
2 – Na guia RECOLHIMENTO, quadro DADOS DO RECOLHIMENTO, poderá configurar como será calculado o imposto por UF e informar o seu código de recolhimento;
3 – No campo PERIODICIDADE, informe como o sistema deverá efetuar o cálculo para determinada UF, se MENSAL (apuração consolidada) ou POR NOTA (separando os débitos por documento fiscal lançado com o determinado imposto);
Caso queira contabilizar o imposto por nota lançada, clique no botão ‘[...] Contabilidade’ da UF em questão, selecione a opção ‘[x] Gerar lançamentos contábeis por nota’ e configure em quais contas contábeis serão feitos os lançamentos do valor a recolher e do valor pago.
4 – Clique no botão [Gravar].
ACUMULADORES
1 – Acesse o menu ARQUIVOS, clique em ACUMULADORES e realize o cadastro de um acumulador de saída;
Para dúvidas sobre o cadastro de acumuladores, acesse as soluções relacionadas.
2 – Na guia IMPOSTOS, deve incluir os tributos incidentes sobre a operação do estabelecimento e os impostos ‘1 – ICMS’ e ’69 – ICMS ST Transportes’;
3 – Clique no botão [Gravar].
SAÍDAS
1 – Menu MOVIMENTOS, clique em SAÍDAS e realize os lançamentos com incidência do ICMS ST sobre os Transportes com os acumuladores configurados;
A linha do imposto ‘69’ somente será apresentado no grid, quando selecionado as espécies que apresentam os modelos:
2 – Clique no botão [Gravar] e informe os dados do conhecimento de transporte.
Para dúvidas sobre o lançamento de notas de saídas, acesse as soluções relacionadas.
O sistema levará em consideração para ‘UF Favorecida’ do imposto, o ‘Município origem’ informado nos dados do conhecimento, caso não informe este campo, levará em consideração a UF do cadastro do cliente.
APURAÇÃO
1 – Após os lançamentos finalizados, acesse o menu MOVIMENTOS, clique em APURAÇÃO e efetue a apuração do período;
2 – Acesse a consulta da apuração e verifique os valores gerados para o ‘ICMS ST Transportes’.
O imposto ’69 – ICMS ST Transportes’, somente será calculado sobre as saídas cujo a origem é de outra UF, município que não seja do estado de São Paulo.
A tela de consulta será apresentada por ‘UF Favorecida’ e pela periodicidade definida para as UF’s no cadastro do imposto (Por nota ou Mensal). Quando periodicidade ‘Mensal’, será apresentado o valor apurado pelo totalizador do mês e, quando ‘Por nota’, será apresentado a apuração por documento fiscal lançado.
PAGAMENTO DE IMPOSTOS
1 – Acesse o menu MOVIMENTOS, submenu PAGAMENTO DE IMPOSTOS, clique em CALCULADOS PELO SISTEMA;
2 – Na competência dos impostos apurados, poderá realizar a baixa dos débitos.
O sistema fará a separação dos débitos conforme foi apresentado na consulta da apuração. No caso, quando apuração ‘Mensal’ o valor totalizador e quando apuração ‘Por nota’, cada débito gerado por documento fiscal.
Para mais informações sobre o pagamento de impostos, acesse as soluções relacionadas.