Checklist - Plano Referencial

Para os estabelecimentos que pretendem vincular e gerar o plano referencial no informativo, deve se atentar ao plano referencial selecionado nos parâmetros para gerar no arquivo.
 
 
Na ECD, não é obrigatório vincular as contas contábeis ao Plano Referencial. Caso opte por gerar o registro ‘I051 – Plano de Contas Referencial’, deve efetuar o vínculo em todas as contas contábeis geradas no arquivo, caso contrário, a resposta será erro no validador. Para conferir, poderá emitir o relatório de relacionamento entre as contas contábeis e referenciais.
 
 
Outras questões que deve avaliar neste procedimento referencial, é o vínculo das contas contábeis em mais de uma conta referencial, não ocasionando erro na ECD porém podendo influenciar na geração do SPED ECF e, muito importante, vincular os grupos contábeis em seus devidos grupos referenciais. Como assim? Seria ficar atento para vincular as contas contábeis patrimoniais (Ativo e Passivo) e de resultado (Custos, despesas e receitas), em suas devidas contas patrimoniais/resultado referencial. Além desta consideração, no vínculo das contas referenciais, observar se não está vinculando as contas de resultado ao plano referencial da atividade rural.
 
 
Configurado o relacionamento das contas corretamente, deixará a empresa preparada para o SPED ECF. Pois, grande parte dos estabelecimentos vinculam as contas e geram os lançamentos nas contas referenciais. Caso opte por realizar o vínculo apenas nas contas com movimento e gerar o registro I051 no informativo, deverá configurar o botão ‘Outros Dados’ para gerar somente as contas com movimento na ECD.
 
 
De qualquer forma, como não é obrigado ao vínculo, poderá configurar a empresa para não gerar as informações referenciais.
 
 
 
 

null

Marcar todos como lidos