Por que o simples nacional está zerado?

O cálculo do Simples Nacional pode resultar em zero em diversas situações. Por esse motivo, é importante conferir cada uma das situações abaixo, até resolver seu problema.
 
1. Confira se é regime de caixa e se as parcelas foram baixadas.
No regime de caixa, o Simples Nacional só é apurado se as parcelas estiverem baixadas. Caso contrário, o sistema entende que não houve pagamento e o valor do Simples a recolher fica zerado.
 
1. Acesse o menu Controle > Parâmetros;
2. Na guia Geral > Federal > Simples Nacional > Geral, verifique se o campo 'Regime de apuração' está selecionado como 'Regime de caixa', indicando que a empresa utiliza esse regime;
3. Se a empresa é de fato regime de caixa, acesse menu Movimentos > Baixas, clique na opção Saídas ou Serviços, conforme as notas emitidas pela empresa;
4. No quadro Competência, informe o período das parcelas;
5. No quadro Seleção, selecione '[x] Somente em aberto' e clique no botão [Buscar];
6. Verifique se existem parcelas em aberto e realize a baixa;
 
Após realizar a baixa, refaça a apuração e verifique se o problema foi solucionado. Se não for resolvido, siga para os próximos passos.
 
 
2. Confira as datas de início da atividade e início do cálculo e os impactos no RBT12
Sempre que iniciar o cálculo do Simples Nacional para uma empresa no Domínio, seja novo cliente ou cliente antigo que passou a ser optante, confirme as datas de início efetivo das atividades e de início do cálculo do Simples Nacional. Após, preencha corretamente o RBT12, com as mesmas informações presentes no PGDAS, garantindo a correta definição das alíquotas do Simples Nacional.
 
1. Acesse o menu Controle > Parâmetros;
2. Na guia Personaliza > Geral, no campo 'Início efetivo das atividades', informe a data de criação da empresa na RFB. Por exemplo, se a empresa foi criada em 01/01/2024 e se tornou cliente do escritório em 01/01/2025, informe 01/01/2024 (data de criação da empresa na RFB);
3. Clique em [Gravar] para salvar;
4. Acesse o menu Movimentos > Outros > Simples Nacional > Receita Bruta Acumulada;
5. No campo 'Início do cálculo do Simples Nacional no sistema', informe a data em que a empresa começou a apurar o Simples Nacional no sistema Domínio. Por exemplo, se a empresa foi criada em 01/01/2024, mas se tornou cliente do escritório em 01/01/2025, informe 'Início efetivo das atividades' em 01/01/2024 e 'Início do cálculo do Simples Nacional no sistema' em 01/01/2025 (data de início do cálculo do Simples no Domínio);
6. Se a data de 'Início efetivo das atividades' for anterior a data de 'Início do cálculo do Simples Nacional no sistema', o sistema exibirá até 12 meses anteriores para preenchimento do RBT12, por exemplo, se o início das atividades foi em 01/01/2024 e o cálculo do Simples começou em 01/01/2025, serão mostrados os 12 meses anteriores para informar o faturamento mensal desse período;
7. Preencha os valores do RBT12 conforme os presentes no PGDAS. Para consultar esses valores no PGDAS, emita o relatório do período e verifique o item 2.2, conforme abaixo:
 
 
8. Se as datas de 'Início efetivo das atividades' e 'Início do cálculo do Simples Nacional no sistema' forem iguais, nenhum mês será exibido na tela Receita Bruta Acumulada. Nesse caso, o sistema calculará o RBT12 proporcionalmente, pois não há histórico de faturamento anterior nesse caso;
9. Após preencher as informações da Receita Bruta Acumulada (quando necessário), clique em [Gravar].
 
Refaça a apuração do período e verifique se o problema foi resolvido.
 
Importante!
O RBT12 deve ser preenchido uma única vez no sistema Domínio, no início do cálculo do Simples Nacional. Depois disso, o RBT12 é atualizado automaticamente conforme a receita mensal registrada no sistema. Preencher os valores manualmente todos os meses pode causar divergências em relação ao PGDAS. Veja abaixo alguns relatórios que auxiliam na identificação do RBT12:
 
• Relatório de Faturamento: Menu Relatórios > Acompanhamentos > Demonstrativo de Faturamento;
• Relatório de Faturamento: Menu Relatórios > Acompanhamentos > Demonstrativo de Faturamento Simples;
• Resumo por Acumulador: Menu Relatórios > Acompanhamentos > Resumo por Acumulador;
 
 
3. Confira se os acumuladores utilizados possuem configuração para apurar o simples nacional.
No cadastro do acumulador, são definidos o anexo, a seção, a tabela e a incidência sobre Faturamento e Receita Bruta, sendo que apenas acumuladores com essa incidência são considerados no cálculo do Simples Nacional. O acumulador é vinculado ao lançamento dos documentos, permitindo o cálculo. Se não estiver configurado, o sistema não identifica como calcular e o valor fica zerado.
 
1. Acesse Relatórios > Acompanhamentos > Resumo por Acumulador, informe o período de apuração e emita o relatório;
2. Verifique quais acumuladores de Saídas e/ou Serviços foram utilizados nos lançamentos;
3. Confirme se os acumuladores usados são os corretos para a empresa;
4. Se estiverem corretos, acesse Arquivos > Acumuladores e localize um dos acumuladores identificados no relatório;
5. No cadastro do acumulador, confira se a vigência é igual ou anterior ao cálculo. Caso esteja posterior à apuração, volte para as vigências anteriores, para conferir e ajustar a vigência correta que vai impactar o cálculo do período;
6. Na guia Geral, verifique se as opções '[x] Receita Bruta' e '[x] Faturamento' estão selecionadas;
7. Na guia Impostos, confira se o imposto '44-SIMPLES NACIONAL' está informado;
8. Clique em '[...] Definições' do imposto '44-SIMPLES NACIONAL' e verifique se o Anexo, Seção e Tabela estão conforme o enquadramento da empresa;
9. Se encontrar alguma inconsistência, faça a correção e repita o procedimento para todos os acumuladores identificados no relatório.
 
Após os ajustes, refaça a apuração e verifique se o problema foi resolvido. Se persistir, prossiga para a próxima conferência.
 
 
4. Confira se as devoluções do período são maiores que as vendas.
As devoluções de vendas reduzem o valor do Simples Nacional do período. Se houver mais devoluções do que vendas, o valor do Simples pode ficar zerado, o que é uma situação normal. Para verificar se esse é o seu caso, siga os passos abaixo:
 
1. Acesse o menu Relatórios > Impostos > Simples Nacional; 
2. Informe o período em questão e abaixo selecione a opção '[x] Emitir relatório das deduções de devolução';
3. Após emissão do Relatório, do lado esquerdo, possui uma coluna onde no ícone  poderá alterar o relatório para visualizar as Devoluções; 
4. Certifique-se de que os valores dos lançamentos de devolução e venda estão corretos.
 
 
5. Confira a configuração do fato gerador dos impostos.
Nos lançamentos de documentos, há duas datas: 'Data de emissão' e 'Data de saída'. Nos parâmetros, você define qual será usada na apuração. Se essas datas estiverem em períodos diferentes, a configuração pode fazer com que os documentos sejam considerados em outro período, resultando em apuração zerada no período esperado.
 
1. Acesse Controle > Parâmetros e selecione a vigência desejada ou crie uma nova, se necessário;
2. Na guia Impostos > Opções, no campo Fato gerador dos impostos nas Operações de Saídas/Serviços, escolha 'Data de saída' ou 'Data de emissão';
3. Clique em [Gravar] para salvar;
4. Confira os lançamentos de Saídas/Serviços, pois o sistema usará a data definida nos parâmetros para a apuração. Por exemplo, se a nota tem Data de Emissão 31/01/2025 e Data de Saída 01/02/2025, e o parâmetro estiver configurado para 'Data de saída', ela será considerada no mês de fevereiro (02/2025).
 
Após conferir os parâmetros e as notas, e ajustar as configurações se necessário, faça uma nova apuração e verifique se o problema foi resolvido. Caso contrário, continue com as próximas verificações.
 
 
6. Confira se os valores da folha foram informados para o Fator R
Algumas empresas do Simples Nacional prestadoras de serviços precisam informar o valor da folha de pagamento para calcular o Fator R e definir a apuração pelo anexo III ou V. Portanto, verifique se esses valores foram definidos corretamente conforme orientações abaixo:
 
1. Acesse o menu Movimentos > Outros > Simples Nacional > Valor da Folha;
2. No campo Período, informe o período que está realizando o cálculo;
3. Preencha a coluna Valor da Folha conforme cada mês e clique em [Gravar] para concluir;
4. Mesmo que a empresa não tenha valores no respectivo mês, é necessário informar o valor '0,00' e gravar.
 
Faça uma nova apuração e verifique se o problema foi resolvido. Caso contrário, prossiga para a próxima conferência.
 
7. Confira se todos os impostos foram importados no momento do cadastro da empresa
Em alguns casos, podem ocorrer falhas na importação do cadastro de impostos das empresas exemplo. Por isso, é importante verificar se esse é o seu problema. Para conferir, siga os passos abaixo:
 
1. Acesse o menu Utilitários > Importação > De Outra Empresa;
2. Ao lado de Escrita Fiscal, clique no botão [Importar dados];
3. No quadro Cadastros a serem Importados, selecione '[x] Impostos e Ajustes';
4. No quadro Empresa de origem dos cadastros, selecione a empresa de onde os impostos serão replicados;
5. Clique em [Importar] para concluir.
 

Marcar todos como lidos