O relatório de conferência de INSS é ideal para identificar diferenças de INSS entre Sistema e eSocial. Neste relatório é possível fazer uma separação por tipo de folha e colaborador, e demonstra o nome, a base de cálculo do Sistema e eSocial, valor descontado, totalizadores, diferenças na base entre Sistema e eSocial e a situação do evento se foi enviado ou não ao eSocial. Para gerar, siga os passos:
1. Acesse o menu Relatórios > e-Social > Demonstrativos de INSS Folha e INSS eSocial;
2. No quadro Dados do relatório, informe a Competência e o Tipo da folha;
3. No quadro Opções, é possível selecionar a opção '[x] Emitir apenas colaboradores com divergência de valores', para buscar somente os colaboradores com diferença de INSS e a opção '[x] Consolidar Matriz e Filiais', para conferir os valores unificado;
4. Para emitir o relatório, clique em [OK].
Informações Complementares
• Caso seja apresentada a mensagem 'Sem Dados para emitir', desmarque a opção '[ ] Emitir apenas colaboradores com divergência de valores'.
• É possível emitir o relatório através do Painel de Pendências do eSocial, ao clicar no botão [Conferência INSS] e selecionar a opção '[x] Demonstrativo de INSS Sistema X INSS eSocial'.