Veja como conferir diferenças de INSS encontradas na contabilidade, quando houver férias gozadas em duas competências e integração configurada conforme 'Data de Pagamento':
Configuração Parâmetros
Primeiramente, certifique-se quanto a configuração da integração das férias:
1 - Acesse o menu Controle > Parâmetros;
2 - Na guia Contabilidade > Opções;
3 - No quadro Configurações, no campo Férias, note que a opção 'Data do Pagamento' está selecionada. Com isso, os valores de férias serão integrados em sua totalidade na data de pagamento da mesma.
Consultar Valores da Folha
No resumo da folha mensal, serão demonstrados os valor de INSS Mensal e INSS Férias proporcional aos dias de gozo na competência. Gere o relatório da competência de início das férias seguindo as passos a seguir:
1 - Acesse o menu Relatórios > Folha > Resumo;
2 - Informe a Competência, o Tipo da folha e clique em [OK];
3 - No quadro Descontos, serão demonstrador os valores de INSS Segurados (Mensal e Férias);
4 - Em Resumo Geral, no quadro INSS, verifique o valor total de INSS da competência informada.
Consultar Integração
No Módulo Contabilidade, gere o Razão da competência integralizada para confrontar os valores apresentados com os valores do resumo da folha:
1 - Acesse o menu Relatórios > Razão;
2 - Na guia Geral, no quadro Data, informe a data Inicial e Final;
3 - Na guia Contas, clique no botão [Incluir], informe a conta de Tributos Federais à recolher e, clique no botão [OK];
4 - Na coluna Crédito, serão demonstrados os valores integralizados do mês. Sendo:
A - Valores de INSS segurados sobre Férias;
B - Valores de INSS segurados Mensal;
C - Valores de INSS Patronal sobre a Folha Mensal;
D - Valores de INSS Patronal sobre Férias proporcional aos dias calculados na competência.
Confrontando os Valores
Observe os seguintes dados:
1 - No Razão, o valor de INSS segurados sobre as férias está sendo integralizado o valor de R$ 724,85. Isso ocorre pois, nos parâmetros da empresa, foi definido que o valor de férias deve ser integrado na data do pagamento das férias;
2 - Já no relatório Resumo da Folha é demonstrado o valor de INSS Férias de R$ 429,29 que refere-se ao valor de INSS a recolher proporcional apenas aos dias de gozo de férias na competência, gerando assim uma diferença de INSS;
3 - Para se certificar de que essa diferença refere-se exclusivamente ao INSS sobre os dias de férias que serão integralizados na próxima competência, emita o Resumo da Folha da competência seguinte, selecionando apenas os colaboradores que tiveram o início das férias nesta competência;
4 - Note que a diferença do valor de INSS Férias integralizado, refere-se ao valor de INSS Férias proporcional aos dias de gozo da próxima competência. Sendo assim, ao realizar a integração da próxima competência, os valores serão ajustados;
Valor integralizado (724,85) - Valor INSS Férias competência de início das férias (429,29) = Valor de INSS Férias da próxima competência (295,56)
OBS: A guia DARF é por regime de competência, ou seja, será recolhido o valor de INSS Férias apenas proporcional aos dias de gozo na competência.