Mensagem Informativos: 'O caminho especificado não é valido. Exemplo: 'C:\ xxx.txt'.

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

  • Causa
Essa mensagem ocorre quando o nome e a extensão do arquivo do informativo não são informados corretamente. O erro aparece ao não informar a extensão na emissão para uma única empresa, ao informar a extensão ao emitir para várias empresas simultaneamente, ou quando a empresa possui uma SCP, caso em que a extensão também não deve ser informada.
 
  • Solução
Identifique em qual caso sua empresa se enquadra e siga os procedimentos abaixo:
 
1. Na janela de geração do informativo, no campo Caminho, verifique se há o botão '[...] Reticências';
2. Se não houver, informe manualmente o diretório: 'C' para Domínio Local e 'M' para Domínio Web, o nome da pasta e a extensão do arquivo, conforme o item 3 abaixo, mas manualmente. Ex: C:\Pasta Informativos\sped.txt;
3. Se houver, clique em '[...] Reticências' e selecione uma pasta do computador para salvar o arquivo;
 
• Para uma única empresa, informe o caminho, o nome e a extensão do arquivo a ser gerado. Exemplo: C:\Informativos\DCTF.RFB ou C:\Informativos\sped.txt, conforme o informativo.
• Para várias empresas, informe apenas o caminho onde o arquivo será gravado. Exemplo: C:\Informativos\
• Para uma empresa com SCP, informe apenas o caminho onde o arquivo será gravado. Exemplo: C:\Informativos\
 
4. Clique em [Salvar];
5. Clique em [OK] para gerar o arquivo do informativo e verifique se ele foi criado corretamente no caminho informado.
 
OBS: Não salve o arquivo diretamente no diretório 'C:'. Sempre escolha uma pasta criada dentro dele ou em outras subpastas para evitar erros. Também é possível selecionar outros destinos, como pastas no servidor interno do escritório ou empresa.

Marcar todos como lidos