Como preencher a guia Modelos/Espécies da importação do SPED?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

Para que as notas sejam importadas pelo arquivo do SPED Fiscal e PIS e COFINS, é necessário realizar algumas configurações, dentre elas, relacionar os modelos e espécies que serão importados. Para isso siga os passos.
 
Configuração de Importação
1 - Acesse o menu Arquivos > Configuração de Importação e clique em SPED Fiscal ou SPED PIS e COFINS;
2 - Clique na guia Modelos/Espécies para incluir os modelos de notas que constam no arquivo;
3 - Clique no botão [Incluir] e preencha os campos;
  • 'Modelo', deverá incluir o modelo utilizado pelo seu cliente, um exemplo é o modelo da Nota Fiscal Eletrônica - Código 55.
  • 'Espécie', deverá incluir a espécie correspondente ao modelo incluído anteriormente, pressione a tecla de função [F2] para que o sistema entre em 'modo consulta' e você possa selecionar a espécie correspondente, caso não exista nenhuma espécie para esse modelo, pressione a tecla de função [F7] para que o sistema abra a tela de cadastro, e você possa cadastrar uma nova espécie, ou acesse o menu Arquivos > Tabelas > Espécies.
4 - Após incluir todas as espécies, poderá realizar as configurações para importar as notas.
 
Informações Complementares
• É possível encontrar o modelo da nota no arquivo do SPED, exemplo para a nota fiscal eletrônica ele fica no Registro C100 no campo 05 Cod_Mod, já para os Conhecimentos de Transportes ele fica no Registro D100 no campo 05 Cod_Mod.
• Para cada modelo de nota deverá analisar o registro correspondente de cada uma, essas informações podem ser encontradas no Guia Prático EFD ICMS ou Guia Prático EFD Contribuições.

Marcar todos como lidos