Erro DAPI BH - Ocorre erro [msg162] Operações de entrada(Uso e consumo) - Os campos 23/33/40 não poderão conter valores maiores que zero nas colunas 02 (base de cálculo) e 03(imposto creditado).

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

 
  • Causa:
Esta mensagem de erro ocorre quando no lançamento de entrada está sendo creditado valores de ICMS e foi utilizado CFOP de uso e consumo, porém este código fiscal não é para operações com crédito.
 
  • Solução:
1 – Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu ACOMPANHAMENTOS, clique em ENTRADAS;
1.1 – No Quadro PERÍODO, informe a competência em que apresentou a mensagem;
1.2 – No quadro ORDEM, selecione a opção ‘[x] CFOP’;
1.3 – No quadro SELEÇÃO, selecione a opção ‘[x] Somente o CFOP’ e no campo ao lado, informe o código fiscal de uso e consumo;
 
OBS: Não é possível emitir de ambos CFOP’s de uso em consumo ao mesmo tempo, deve emitir um relatório para cada.
 
1.4 – Clique no botão [OK] para emitir o relatório.
 
No relatório, observe os documentos lançadas cujo existem valores no campo ‘Valor’. Este campo representa os valores creditados de ICMS. Analisado e identificado os lançamentos, proceda com os próximos passos.
 
2 – Acesse o menu MOVIMENTOS, clique em ENTRADAS;
2.1 – Localize os lançamentos cujo identificou as divergências no tópico 1;
2.2 – Avalie se a operação se trata de movimentação de mercadorias de uso e consumo, caso não, deve alterar o código fiscal utilizado no campo CFOP;
2.3 – Caso seja uma operação de uso e consumo, no campo ACUMULADOR, informe um acumulador para operação cujo não apure as informações de crédito de ICMS;
 
OBS: Ou, caso não queira criar um novo acumulador, poderá apenas zerar os campos BASE DE CÁLCULO e VALOR IMPOSTO na linha do ICMS e colocar o valor como ‘Outras’.
 
Para dúvidas sobre o cadastro de acumulador, acesse as soluções relacionadas.
 
2.4 – Clique no botão [Gravar].
 
Realize este procedimento para cada lançamento que apresentou divergência. Caso tenha diversos lançamentos a serem alterados, poderá realizar esta mudança em lote. Para mais informações, acesse as soluções relacionadas.
 
3 – Apure o período e gere o informativo.
 
Para dúvidas pertinentes a geração do informativo, acesse as soluções relacionadas.
 
4 – No programa de validação, importe o arquivo gerado e avalie o resultado.
 
 
Alterar Acumulador; alterar CFOP ou deixar os valores zerados da linha do ICMS e informar o motivo de outros valores na guia estadual;
 

Marcar todos como lidos