O sistema ainda não está pronto para o cálculo automático do eConsignado nas férias, mas já estamos trabalhando para liberar o mais breve possível.
1º Atualizar sistema
2º Lançar rubrica Provisão nas Férias
No cálculo das férias, será necessário lançar uma rubrica para provisionar o valor do empréstimo, para ser possível descontar na folha mensal:
1 - Acesse o menu Processos > Férias > Individual;
2 - Informe o Colaborador e clique no botão [Nova...], para lançar as férias ou [Consultar...], caso as férias já estejam lançadas;
3 - Na janela Nova Férias, clique no botão [Lançamentos...] e [Incluir];
4 - Informe a rubrica 9752 - PROVISAO DESC. EMP. CRED. TRAB. FERIAS, preencha o valor da parcela do empréstimo (limitado a 35% do líquido das férias) e clique em [Gravar];
5 - E faça o cálculo das férias.
3º Lançar rubrica Estorno na folha mensal
Para que seja possível descontar o valor do empréstimo na folha mensal, é necessário lançar uma rubrica para estornar o valor provisionado nas férias para o cálculo mensal:
1 - Acesse o menu Processos > Lançamentos > Por Empregado;
2 - No quadro Dados, no campo:
-
Tipo da folha, selecione 'Folha Mensal';
-
Tipo de lançamento, selecione 'Mensal';
-
Competência, informe 05/2025 e informe o Colaborador;
3 - No quadro Rubricas, clique em [Incluir];
4 - Informe a rubrica 9754 - ESTORNO DESC PROV EMPRESTIMO TRAB FERIAS e preencha o mesmo valor da parcela informado no lançamento das férias;
5 - Clique no botão [Gravar], e em seguida, faça o cálculo da folha mensal de 05/2025.
4º Alterar valor da parcela do empréstimo
Será necessário ajustar o valor do desconto do empréstimo para o mesmo informado no lançamento das férias, assim ao gerar o recibo da folha mensal os valores ficarão corretos:
1 - Acesse o menu Utilitários > Alteração de Cálculos > Cálculos;
2 - Informe o Empregado, no campo Tipo de cálculo, selecione 'Folha Mensal';
3 - No campo Período, informe 05/2025;
4 - Localize a rubrica 9750 Desc. Emprest. Credito Trabalhador #PARC e informe o valor do empréstimo conforme consta no Emprega Brasil (limitado a 35% do líquido), na coluna Referência e Valor;
5 - Clique no botão [Gravar];
6 - Consulte novamente a folha mensal e avalie os valores.
• Ao realizar esse paliativo, na janela do Empréstimo Consignado os valores não serão atualizados conforme alteração do cálculo, sendo necessário um controle manual do valor pago e do valor restante da parcela, caso não tenha sido paga totalmente.
• Se as férias iniciaram em Abril e terminarem em Maio, não será necessário fazer este lançamento nas férias, pois elas já foram calculadas e o desconto será apenas na folha mensal de Maio, considerando o valor referente aos dias trabalhados em maio.
• A partir de Maio, caso o empregado pegue férias de apenas alguns dias no mês, é necessário fazer este lançamento.