O retorno de apuração acontece quando alguma configuração foi realizada em período menor ao que a empresa está apurada no sistema, confira alguns exemplos:
Importante!
• Em todos os casos o sistema emite uma mensagem de aviso antes de confirmar a alteração para que você possa reavaliar a vigência indicada nos cadastros.
• Uma vez retornado o período, o processo para voltar a competência atual seria apurando novamente. Se o processo retornou mais de um exercício, por exemplo, se está em 2021 e precisa retornar para 2024, então deve-se apurar por exercício para evitar que o sistema se encerre.
Parâmetros
Caso você precise indicar uma alteração nos Parâmetros, seja para o acréscimo de um imposto, cálculo do Regime Tributário ou de um benefício, cadastre um vigência a partir do período de cálculo:
Período atual de apuração: 08/2024
Último período de vigência cadastrado nos Parâmetros: 01/2024
Ação: Clicar sobre o botão [Nova vigência] e inserir a data igual ao 'Período atual de apuração', neste exemplo '08/2024'.
Acumuladores
Quando você cria um acumulador, por padrão setará a data atual de apuração na empresa, porém é sempre importante avaliar a vigência informada para aqueles cadastros que somente será alterado:
Período atual de apuração: 08/2024
Último período de vigência cadastrado no Acumulador: 01/2024
Ação: Clicar sobre o botão [Nova vigência] e inserir a data igual ao 'Período atual de apuração', neste exemplo '08/2024'.
Produtos
Quando há uma alteração tributária que impacta os produtos, também deve ser criada vigência com o novo período de cálculo:
Período atual de apuração: 08/2024
Último período de vigência cadastrado no Produto: 01/2024
Ação: Acessar a guia Impostos no cadastro dos Produtos e clicar sobre o botão [Nova vigência] e inserir a data igual ao 'Período atual de apuração', neste exemplo '08/2024'.
As alterações que podem causar o retorno de período podem acontecer exclusivamente na guia Impostos, ou seja, somente as alterações providas nessa guia necessitam de informações de datas.
Lançamentos
Quando você está fazendo um lançamento ou importando uma nota fiscal em período anterior ao de apuração da empresa, a mensagem também é apresentada, para essas situações você deve avaliar as seguintes indicações:
Outras Dicas
Você também pode utilizar algumas ferramentas no sistema que podem diminuir os riscos de retornar o período involuntariamente:
Fechamento de período: Você pode informar uma data de fechamento como, por exemplo, '12/2023', assim só será possível lançar notas a partir de 01/2024, evitando lançamento em períodos anteriores que poderiam retornar período.
Período de Trabalho: Nessa ferramenta você consegue definir o período que pode ser feito lançamentos e sugerir avisos a quem está tentando lançar.
Informações Complementares
• Essa mensagem e o retorno de período ocorre para outras janelas do sistema Domínio que possuem definição de datas, e o comportamento aplicado nas indicações acima também são consideradas para elas.
• No tópico de Soluções Relacionadas, você encontra algumas soluções específicas de retorno de período.