Quando o colaborador possui mais de 180 dias de afastamento dentro do período aquisitivo, o sistema gera automaticamente a situação 'Perda por Afastamentos'. Então, para configurar o sistema para desconsiderar os dias de afastamento dos dias de direito de férias, configure os parâmetros conforme a seguir:
1 - Acesse o menu Controle > Parâmetros;
2 - Na guia Férias > Geral, selecione a opção '[x] Desconsiderar os afastamentos para o cálculo dos dias de direito';
3 - Clique no botão [Gravar];
4 - Será emitida a seguinte mensagem: Os períodos aquisitivos de férias que estão com a situação 'Perda por afastamentos' e não possuem dias gozados serão alterados para 'Em aberto'. Confirma essa alteração?
5 - Clique no botão [Sim], e os períodos aquisitivos com situação 'Perda por Afastamentos', serão alterados para 'Em aberto';
6 - Caso você retorne aos parâmetros e desmarque a opção '[x] Desconsiderar os afastamentos para o cálculo dos dias de direito', o sistema vai retornar à situação anterior dos períodos aquisitivos.
OBS: A situação do Períodos aquisitivos 'Perda por Afastamentos' será alterada para 'Em Aberto' somente quando os próximos períodos aquisitivos não estiverem com situação 'Parcialmente Gozado', 'Gozado' ou 'Perda por Faltas'.
Exemplo
• Empregado Admitido em 10/01/2021 que possui um afastamento com as seguintes informações:
• Possui afastamento com o motivo 6 - Doença período superior a 15 dias;
• Esse afastamento iniciou em 01/04/2022 e teve 200 dias, assim o retorno foi em 18/10/2022;
• Na janela de Períodos Aquisitivos, o período de 10/01/2022 a 17/10/2022, ficou com a situação Perda por afastamentos;
• Então nos parâmetros, foi selecionada a opção '[x] Desconsiderar os afastamentos para o cálculo dos dias de direito', e após esse período aquisitivo passou a ter a situação Em Aberto.