Como desconsiderar os dias de afastamentos nas férias?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

Quando o colaborador possui mais de 180 dias de afastamento dentro do período aquisitivo, o sistema gera automaticamente a situação 'Perda por Afastamentos'. Então, para configurar o sistema para desconsiderar os dias de afastamento dos dias de direito de férias, configure os parâmetros conforme a seguir:
 
1 - Acesse o menu Controle > Parâmetros;
2 - Na guia Férias > Geral, selecione a opção '[x] Desconsiderar os afastamentos para o cálculo dos dias de direito';
3 - Clique no botão [Gravar];
4 - Será emitida a seguinte mensagem: Os períodos aquisitivos de férias que estão com a situação 'Perda por afastamentos' e não possuem dias gozados serão alterados para 'Em aberto'. Confirma essa alteração?
5 - Clique no botão [Sim], e os períodos aquisitivos com situação 'Perda por Afastamentos', serão alterados para 'Em aberto';
6 - Caso você retorne aos parâmetros e desmarque a opção '[x] Desconsiderar os afastamentos para o cálculo dos dias de direito', o sistema vai retornar à situação anterior dos períodos aquisitivos.
 
OBS: A situação do Períodos aquisitivos 'Perda por Afastamentos' será alterada para 'Em Aberto' somente quando os próximos períodos aquisitivos não estiverem com situação 'Parcialmente Gozado', 'Gozado' ou 'Perda por Faltas'.
 
Exemplo
Empregado Admitido em 10/01/2021 que possui um afastamento com as seguintes informações:
• Possui afastamento com o motivo 6 - Doença período superior a 15 dias;
• Esse afastamento iniciou em 01/04/2022 e teve 200 dias, assim o retorno foi em 18/10/2022;
• Na janela de Períodos Aquisitivos, o período de 10/01/2022 a 17/10/2022, ficou com a situação Perda por afastamentos;
• Então nos parâmetros, foi selecionada a opção '[x] Desconsiderar os afastamentos para o cálculo dos dias de direito', e após esse período aquisitivo passou a ter a situação Em Aberto.
 

Marcar todos como lidos