Para contabilizar separadamente o imposto 50-FETHAB para Produtores Rurais que geram o Livro Caixa Digital do produtor Rural (LCDPR), onde o lançamento contábil primeiro deve ser realizado como bruto, é necessário realizar a configuração abaixo.
OBS: Essa configuração pode ser realizada somente em empresa com o tipo de inscrição CPF e/ou CAEPF.
1 - No menu CONTROLE clique em PARÂMETROS.
2 - Na guia GERAL, subguia CONTABILIDADE, subguia OPÇÕES selecione [X] Separar contabilização dos valores de FETHAB nas saídas para cliente com inscrição CNPJ.
Após realizar a alteração, clique no botão [Gravar].
3 - No menu ARQUIVOS clique em IMPOSTOS e busque pelo imposto 50-FETHAB.
4 - Na guia CONTABILIDADE selecione [X] Gera lançamentos contábeis por nota.
5 - Ainda no cadastro do imposto informe o campo Imposto Vendas do quadro Imposto a recolher.
OBS: Nesse campo normalmente é informada a conta redutora do grupo de receita sendo essa uma conta específica para o FETHAB.
6 - Realize o lançamento da nota com o FETHAB destacando os valores desse imposto na capa da nota. É necessário utilizar acumulador que contenha esse imposto e que esteja configurado para a contabilização da nota. Caso tenha dúvidas nessa etapa verifique, por gentileza, as soluções relacionadas a essa.
7 - Na guia ESTADUAL no lançamento da nota deve ser informado o código de recolhimento e o Responsável por esse recolhimento.
OBS: Somente se o responsável por esse recolhimento estiver indicado como CLIENTE a contabilização será realizada separada no item abaixo.
8 - Na guia CONTABILIDADE ainda no lançamento da nota clique em [regerar] e verifique que serão gerados os lançamentos da nota e do FETHAB separadamente.
Após realizar a alteração, clique no botão [Gravar].