1 - Acesse o menu Controle > Parâmetros;
2 - Na guia Contabilidade, selecione a opção '[X] Gera lançamentos contábeis';
3 - Na subguia Tipo de Lançamento, selecione o tipo de lançamento contábil que deseja gerar para cada tipo de movimento;
No sistema são disponibilizadas as seguintes opções de tipo de lançamento:
-
Analítico na data do movimento;
-
Analítico com data do último dia do mês;
-
Sintético por mês;
-
Sintético por dia.
4 - No exemplo desta solução, no campo Saídas, será selecionada a opção 'Sintético por dia';
OBS: Os lançamentos analíticos serão gerados conforme o lançamento de cada nota lançada, sem precisar realizar a integração contábil. Os lançamentos sintéticos serão gerados na integração contábil.
5 - Clique no botão [Gravar] para salvar as alterações.
Cadastro do Acumulador
1 - Acesse o menu Arquivos > Acumuladores e localize ou crie um acumulador para operação.
2 - Na guia Contabilidade, preenchas as subguias Geral, Notas e Parcelas (caso acumulador seja para nota a Prazo)
3 - Clique no botão [Gravar] para salvar as alterações.
Lançamentos
1 - Acesse o menu Movimentos > clique no tipo de lançamento e efetue o lançamento com o acumulador configurado;
OBS: Verifique que a guia Contabilidade ficará desabilitada quando estiver configurado para realizar lançamentos sintéticos. E caso esteja configurado para gerar lançamentos analíticos a guia Contabilidade ficará habilitada.
2 - Grave a nota e efetue a Apuração do período.
Integração Contábil
1 - Acesse o menu Movimentos > Integração Contábil;
2 - Informe o Período, clique no botão [Gerar...], e avalie os lançamentos gerados.
OBS: Só será necessário realizar a integração contábil se os lançamentos estiverem configurados como sintéticos.
Lançamento na Contabilidade
1 - Acesse o menu Movimentos > Lançamentos e avalie os lançamentos integrados.