Este erro geralmente ocorre quando no período anterior é apurado Lucro e no período atual Prejuízo, ou, a situação inversa. E, não foi realizado a transferência de saldo para compensação entre as contas.
Outro motivo é quando a empresa possui implantação de saldo no sistema Domínio e os lucros/prejuízos acumulados são implantados diretamente na conta de Lucros/Prejuízos Acumulados, onde o correto é lançar em Lucro/Prejuízo do período ,e posteriormente, transferir para a conta de Lucros/Prejuízos Acumulados. Além disso, ocorre quando a transferência de lucros/prejuízos foi realizada de forma incorreta.
Emitir o demonstrativo DLPA e avaliar se o ‘Saldo Anterior de Lucro/Prejuízo’ apresentado é igual ao saldo de LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS da competência anterior.
Importante: Para dúvidas de como configurar a estrutura da DLPA e das contas contábeis vinculadas à mesma, acesse as soluções relacionadas.
1 – Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu DEMONSTRATIVOS, clique em DLPA;
1.1 – No quadro DATA, informe o período o qual está gerando o arquivo;
1.2 – No quadro OPÇÕES, selecione a opção '[x] Imprimir saldo Anterior', para emitir dados do período anterior;
1.3 – Clique no botão [OK] para emitir.
1.4 – Verifique se o valor apresentado no final do período anterior (Lucros ou prejuízo Acumulados), está igual ao valor apresentando no início do período atual (Saldo Anterior de Lucros Acumulados).
OBS: Nesta situação, podemos avaliar que apresentou no período atual o saldo correto de lucros conforme o período anterior.
Avaliando a imagem da DLPA, é possível constatar que no período 2019 não houve lucro ou prejuízo apurado. Para conferir, emitiremos o balanço.
2 – No menu RELATÓRIOS, clique em BALANÇO;
2.1 – No quadro DATA, informe a competência do balanço do período atual;
2.2 – Clique no botão [OK] para emitir;
2.3 – Avalie se no patrimônio líquido, o saldo de lucros/prejuízos acumulados é o mesmo apurado na DLPA.
Conforme a figura, podemos avaliar que não esta gerando na DLPA, a apuração do resultado do exercício atual e que não foi realizado a transferência para "compensação" dos Lucros Acumulados x Prejuízos Acumulados.
3 – Nos parâmetros do estabelecimento, avalie se a guia ZERAMENTO, esta configurada da forma correta para transferência do Lucro/Prejuízo.
Nesta guia, deve estar configurado para que o resultado seja transferido da CONTA DESTINO para PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Lucro/Prejuízo do Período) para posteriormente nas contas de LUCRO OU PREJUÍZO ACUMULADO. O que não foi feito, avaliando a imagem.
1 – Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS;
1.1 – Na guia ZERAMENTO, subguia DESTINO DOS LANÇAMENTOS, selecione a opção ‘[x] Transferir automaticamente o resultado para o Patrimônio Líquido’;
1.2 – Nos campos CONTA LUCRO DO PERÍODO e CONTA PREJUÍZO DO PERÍODO, informe a conta contábil para receber os lançamentos de apuração da CONTA DESTINO, conforme o resultado apurado;
1.3 – Selecione a opção ‘[x] Transferir automaticamente o resultado para a conta de Lucro ou Prejuízo Acumulado’;
1.4 – Nos campos CONTA LUCRO ACUMULADO e CONTA PREJUÍZO ACUMULADO, informe as respectivas contas para receberem os lançamentos de transferência do Lucro/Prejuízo apurado no período;
OBS: Caso os seus parâmetros já estejam devidamente configurados desta forma e o zeramento foi realizado com estas informações, efetue os procedimentos a partir do tópico 3.
1.5 – Clique no botão [Gravar].
OBS: É de suma importância que os parâmetros estejam devidamente configurados desta forma antes de efetuar o zeramento para que se possa gerar corretamente o demonstrativo DLPA.
2 – Exclua o zeramento do período e o efetue novamente.
Para dúvidas de como excluir o zeramento, acesse as soluções relacionadas.
3 – No menu RELATÓRIOS, clique em BALANÇO;
3.1 – No quadro DATA, emitiremos o balanço do mesmo período destacado na análise;
3.2 – No quadro OPÇÕES, selecione a opção ‘[x] Não confrontar o saldo das contas de Lucro e Prejuízo’;
3.3 – Clique no botão [OK] para emitir;
3.4 – No grupo PATRIMÔNIO LÍQUIDO, avalie se existe saldo nas contas de PREJUÍZOS ACUMULADOS e LUCROS ACUMULADOS.
OBS: Caso no seu estabelecimento haja saldo nas duas contas conforme a imagem acima, realize o próximo procedimento (tópico 4), caso não, pule para o tópico 5.
4 – No menu MOVIMENTOS, clique em LANÇAMENTOS;
4.1 – Clique no botão [Novo] para incluir um lançamento;
4.2 – Na guia GERAL, campo DATA, informe a data de apuração para transferência do saldo;
4.3 – No campo ORIGEM, selecione ‘Transferência Lucro/Prejuízo’;
4.4 – No campo DEBITAR, informe a conta de LUCROS ACUMULADOS e no campo CREDITAR, a conta de PREJUÍZOS ACUMULADOS;
4.5 – No campo VALOR, preencha com o menor saldo entre as contas;
Exemplo: Utilizando a imagem do tópico 3.4, podemos avaliar que o menor saldo esta em ‘Prejuízos Acumulados’ – R$ 3.000,00, então, compensariamos este valor.
4.6 – No campo HISTÓRICO, informe a descrição para a operação;
OBS: Caso não informe o histórico, será apresentado mensagem de erro no SPED Contábil.
4.7 – Clique no botão [Gravar].
OBS: Caso não efetue a transferência de saldo entre as contas de prejuízos e lucros acumulados, será emitido a mesma mensagem de erro destacada no título desta solução.
5 – Emita o DLPA e verifique se o saldo gerado no demonstrativo corresponde com os valores de Lucro/Prejuízos acumulados do balanço.
6 – Gere o arquivo do informativo SPED Contábil.
7 – No PVA, importe o arquivo e efetue a validação, avalie se o erro ocorre novamente.