Esse erro geralmente ocorre, quando existe lançamento que está vinculado a algum acumulador que possui um dos impostos 8-DIFALI e/ou 57-FECOP e apresenta a linha com um desses impostos mas sem o destaque do valor do imposto.
1 - Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu ACOMPANHAMENTOS, e clique em ENTRADAS/SAÍDAS;
1.1 - Verifique que na coluna TIPO demonstrará a sigla do imposto;
1.2 - Caso tenha a sigla do imposto DIFAL ou FECOP, verifique se existe valor para o imposto informado no lançamento;
1.3 - Caso não houver, acesse o menu MOVIMENTOS, e clique em ENTRADAS/SAÍDAS;
1.4 - Clique no botão [Listagem], e no campo DOCUMENTO, informe o número do documento que demonstrou no relatório sem valor de imposto, e clique no botão [Buscar];
1.5 - Verifique se para este lançamento realmente deve ser destacado o DIFAL ou FECOP, se deve ser destacado, na linha do imposto informe a base de cálculo, alíquota e valor do imposto, e clique no botão [Gravar] para salvar as alterações;
1.6 - Se não deve ser destacado no campo ACUMULADOR do lançamento, informe um acumulador que não tenha os impostos DIFAL ou FECOP, e clique no botão [Gravar] para salvar as alterações.
OBS: Para este exemplo utilizamos o imposto DIFAL, e preenchemos o valor de base de cálculo, alíquota e valor do imposto.
2 - Acesse o menu MOVIMENTOS, clique em APURAÇÃO, informe o período que deseja apurar, e clique no botão [Processa período];
2.1 - Após gere o arquivo da GIA RJ, realize a validação novamente e verifique que o erro deixará de ocorrer.