1 – Acesse o menu RELATÓRIOS, INFORMATIVOS, submenu ESTADUAIS, clique em CRÉDITO ACUMULADO;
2 – No quadro COMPETÊNCIA, informe o período desejado;
3 – No quadro GERAR poderá emitir arquivo para informativo ‘e-CredAc’, ou ‘[x] Relatórios’ para emissão das fichas do Crédito Acumulado;
4 – No quadro MODELOS, selecione a opção ‘[x] Gerar a Ficha’, e no campo ao lado a opção 'Gerar todas as fichas'. As fichas serão geradas conforme definições abaixo:
'Ficha 5C - Cadastro de Participantes de Operações e Prestações'
Na ficha 5C será gerado o cadastro de clientes utilizados em Movimentos/Saídas, no período em que está sendo gerado o relatório.
'Ficha 5D - Enquadramento Legal da Operação/Prestação Geradora de Crédito Acumulado do ICMS'
Na ficha 5D será gerado o cadastro efetuado em Arquivos/Tabelas/Enquadramento Legal - Crédito Acumulado.
Sendo que será gerado apenas os códigos que foram utilizados nos lançamentos, no período em que está sendo gerado o relatório.
'Ficha 5H - Dados da Exportação Indireta Comprovada'
A ficha 5H somente será gerada quando a ficha 6C também for gerada, ou seja, na ficha 5H será gerado apenas os dados das notas lançadas nas saídas que possuem na guia EXPORTAÇÃO no campo 'Natureza da Exportação' as opções: 'Indireta' ou 'indireta Simplificada'.
'Ficha 6A - Demonstrativo das Operações Geradoras do Crédito Acumulado do ICMS - Alíquotas Diversificadas'
Na ficha 6A será gerado as notas lançadas em Movimentos/Saídas e Redução Z - Modelo 2D, que no quadro CRÉDITO ACUMULADO, da guia ESTADUAL tenha lançado um código que tenha a hipótese de geração conforme itens abaixo:
1 - Inciso I - Operações interestaduais com alíquota 7%
2 - Inciso I - Operações interestaduais com alíquota 12%
3 - Inciso I - Operações internas com alíquota 7%
4 - Inciso I - Operações internas
5 - Inciso I - Outras
'Ficha 6B - Demonstrativo das Operações Geradoras do Crédito Acumulado do ICMS - Redução da Base de Cálculo'
Na ficha 6B será gerado as notas lançadas em Movimentos/Saídas e Redução Z, que no quadro CRÉDITO ACUMULADO, da guia ESTADUAL tenha lançado um código que tenha a hipótese de geração conforme item abaixo:
6 - Inciso II - Redução de Base de Cálculo
'Ficha 6C - Demonstrativo das Operações Geradoras do Crédito Acumulado do ICMS - Saídas sem o Pagamento do Imposto - Exportação'
Na ficha 6C será gerado as notas lançadas em Movimentos/Saídas, que no quadro CRÉDITO ACUMULADO, da guia ESTADUAL tenha lançado um código que tenha a hipótese de geração conforme item abaixo:
7 - Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto - Exportação
8 - Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto - Exportação Indireta
'Ficha 6D - Demonstrativo das Operações Geradoras do Crédito Acumulado do ICMS - Saídas sem o Pagamento do Imposto - Zona Franca de Manaus'
Na ficha 6D será gerado as notas lançadas em Movimentos/Saídas, que no quadro CRÉDITO ACUMULADO, da guia ESTADUAL tenha lançado um código que tenha a hipótese de geração conforme item abaixo:
9 - Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto - ZN Manaus
'Ficha 6E - Demonstrativo das Operações Geradoras do Crédito Acumulado do ICMS - Saídas sem o Pagamento do Imposto - Demais Casos'
Na ficha 6E será gerado as notas lançadas em Movimentos/Saídas e Redução Z - Modelo 2D, que no quadro CRÉDITO ACUMULADO, da guia ESTADUAL tenha lançado um código que tenha a hipótese de geração conforme item abaixo:
10 - Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto - Diferimento
11 - Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto - Isenção
12 - Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto - ST
13 - Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto - Outras
'Ficha 6F - Demonstrativo das Operações não Geradoras do Crédito Acumulado do ICMS'
Na ficha 6F será gerado as notas lançadas em Movimentos/Saídas e Redução Z - Modelo 2D, que no quadro CRÉDITO ACUMULADO, da guia ESTADUAL não tenha código informado e tenham o imposto 01-ICMS no lançamento.
5 - Clique no botão [OK] para gerar o arquivo/relatórios.