Os passos a seguir mostram como utilizar a ferramenta de simulação de regimes tributários no sistema Domínio. Aprenda a inserir as informações necessárias e a configurar contas contábeis/rubricas para comparar diferentes regimes tributários, como Lucro Presumido, Real e Simples Nacional. É importante lembrar que essa simulação serve apenas para comparação e não deve ser utilizada para a apuração efetiva de tributos. Confira os tópicos:
1 - No Sistema Domínio, acesse o menu Domínio > Conteúdo > Comparativo Regime Tributário.
2 - No quadro Informação para o Cálculo, informe a Competência que deseja simular.
3 - No subquadro Atividade com prestação de serviços, selecione a atividade do Lucro Presumido ou Simples Nacional da empresa.
OBS: Este subquadro estará habilitado quando na última vigência dos Parâmetros da Escrita Fiscal possuir o imposto ‘3-ISS’, ou o imposto ‘44-Simples Nacional’ e na guia ‘Geral/Federal/Simples Nacional/Geral/Atividades’, estiver selecionado as opções: Serviço (Anexo III), Serviço (Anexo IV) e/ou Serviço (Anexo V).
4 - No subquadro Previdência social, será preenchido automaticamente com a soma de 20% a mais a porcentagem informada nos campos Terceiros Total(%) e Acid. Trabalho(%) da tela de Serviços do módulo Folha.
OBS: Caso os campos 'Terceiros Total(%)' e 'Acid. Trabalho(%)' não estiverem preenchidos, o quadro Previdência Social ficará desabilitado. E somente será considerado para importação, se estiver com a opção 'Informado', conforme CNAE não será importado, conforme exemplo acima.
5 - No subquadro Configuração de contas contábeis/rubricas, avalie o que deseja incluir no cálculo, e clique no botão [...] para configurar as contas contábeis/rubricas que seus valores serão importados da contabilidade ou folha e considerados na simulação.
Despesas com Folha de Salários e Contribuintes
1 - Ambos os quadros possuem configuração similar.
2 - Ao clicar no botão [...] no desejado, primeiro indique como os Valores serão importados, se serão 'Das contas contábeis' ou 'Das rubricas do módulo Folha'.
3 - Se a opção for Das Contas Contábeis, no quadro Opção, selecione '[x] Determinar a forma de importar o saldo das contas contábeis’ e selecione o tipo de saldo que deseja importar.
4 - Conforme a indicação de como os valores serão importados, informe as Contas Contábeis ou as Rubricas desejadas.
5 - Clique em [OK] para salvar.
Custos e Despesas
1 - Clique no botão [...], e no quadro Opção, selecione '[x] Determinar a forma de importar o saldo das contas contábeis' e indique o tipo de saldo.
2 - No quadro Contas, informe as contas para importar o custo e despesas.
3 - Clique em [OK] para salvar.
1 - Após realizar as configurações, clique no botão [Calcular].
2 - Para visualizar os comparativos já realizados, clique no botão [Consultar].
3 - Será exibido um comparativo com o Resumo da Simulação, informações do Lucro Presumido, Lucro Real Trimestral, Real Anual e Simples Nacional.
4 - Cada guia possui suas respectivas colunas e campos preenchidos com os valores calculados, conforme notas, empregados, contribuintes cadastrados na empresa, tudo separado por tributo e meses indicados para simulação.
Alguns campos serão preenchidos conforme a configuração realizada antes da Simulação. É possível observar esses campos clicando no botão [Editar Simulação]. As configurações consideradas na simulação são:
Despesas Com Folha De Salários
• Folha de salários em 12 meses: O valor desta coluna será utilizado para determinar o Fator "R" da faixa da tabela para o cálculo do Supersimples. Os valores são originados do saldo das contas ou rubricas informadas nas opções: 'Despesas com folha de salários' + 'Despesas com folha de contribuintes', referente aos lançamentos realizados nos 12 meses anteriores a competência informada.
• Total da folha de salários: Os valores desta coluna serão a Base de Cálculo para a coluna INSS S/ FL. PGTO do cálculo dos regimes Lucro Presumido, Lucro Real Trimestral e Lucro Real Anual.
• INSS S/ FL. PGTO: Os valores desta coluna são o resultado da multiplicação dos valores informados na coluna Total da folha de salários multiplicado pela alíquota informada no quadro Previdência social.
Despesas com Folha de Contribuintes
• Folha de salários em 12 meses: O valor desta coluna será utilizado para determinar o Fator "R" da faixa da tabela para o cálculo do Supersimples. Os valores são originados do saldo das contas ou rubricas informadas nas opções: 'Despesas com folha de salários' + 'Despesas com folha de contribuintes', referente aos lançamentos realizados nos 12 meses anteriores a competência informada.
• Remuneração de não-empregados (com pro labore): Os valores desta coluna serão a Base de Cálculo para a coluna INSS Contribuinte individual do cálculo dos regimes Lucro Presumido, Lucro Real Trimestral e Lucro Real Anual.
• INSS Contribuinte individual: Os valores desta coluna são o resultado da multiplicação dos valores informados na coluna Remuneração de Não-empregados (Com Pro Labore) multiplicado pela alíquota de 20%.
Custos e Despesas
• O saldo das contas informadas nessa janela é utilizado para formar a base de cálculo do IRPJ e CSLL do Lucro Real Trimestral e Anual.
Informações Complementares
• O quadro de Configuração de contas contábeis/rubricas apenas estará habilitado quando a empresa possuir o módulo Contabilidade e os Parâmetros e Plano de contas deste módulo estiverem cadastrados.
• O objetivo desta ferramenta é produzir cálculos comparativos entre os regimes de apuração de tributos. Apesar de efetuar os cálculos, esta ferramenta não deve ser utilizada como recurso para apuração efetiva dos tributos, pois algumas situações específicas e peculiares podem não estar sendo consideradas nestas simulações.
• Para ser direcionado automaticamente para o site, o usuário e senha ONEPASS deverão estar configurados no sistema Domínio. Dúvidas, confira a dica abaixo: